Podcast

Cuscuz nordestino com queijo para começar bem o dia!

Para o preparo, você vai precisar de uma cuscuzeira, panela de fazer cuscuz

Ouça o áudio:

O cuscuz é um prato característico do nordeste
O cuscuz é um prato característico do nordeste - Stela Handa
Para o preparo, você vai precisar de uma cuscuzeira, panela de fazer cuscuz

Uma das refeições mais importantes do dia é o café da manhã, que deve ser rico em nutrientes e balanceado para ativar o corpo e começar bem o dia. Um dos alimentos ideais para a primeira refeição do dia é o cuscuz nordestino, um prato típico da região do nordeste do país, feito com a milharina — uma farinha flocada, feita de milho. 

Além de gostoso, o cuscuz traz uma série de benefícios para a saúde, por ser rico em minerais e fibras. Ele possui baixo valor calórico, se comparado ao pão francês e contém vitamina A, boa para a pele e proteção dos raios solares. 

Continua após publicidade

Pensando na tradição nordestina de um alimento tão querido no país, trouxemos uma receita de cuscuz nordestino para café da manhã. A jornalista Luiza Vilela, da própria redação do Brasil de Fato, indica o preparo do cuscuz com queijo.

Ingredientes:

Continua após publicidade

Milharina (flocos de milho)

Continua após publicidade

Cuscuzeira (panela para fazer cuscuz)

Sal

Açúcar

Água

Queijo

Passo a passo

Para preparar o cuscuz, basta colocar os flocos de milho numa vasilha e umedecer com água. Vá acrescentando o sal e o açúcar para garantir o ponto da massa. Depois, deixe descansar por cinco minutos. Coloque água na cuscuzeira (a panela feita para o preparo do alimento) até a marca destacada. 

Feito isso, coloque os flocos de milho, que já estavam na vasilha, dentro da cuscuzeira. Se quiser, coloque os pedaços de queijo ali dentro, para derreter. Cozinhe por dez minutos e sirva quente, com manteiga ou requeijão cremoso e ovo frito ou cozido. 

Continua após publicidade

Uma dica: coloque uma colher de sopa de vinagre na água da cuscuzeira. Isso faz com que a panela não fique escura. 

Continua após publicidade

E está pronto! Uma maneira gostosa de começar o dia. 

Edição: Katarine Flor