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Educação

Longas distâncias e formação de educadores impõem desafios às escolas do campo

Estudantes perdem aulas e levam até sete horas para ir e voltar do colégio na zona rural

27.mar.2019 às 17h56
Atualizado em 04.jun.2025 às 20h34
São Paulo (SP)
Anelize Moreira
Crianças têm aula de hortas agroecológicas na Escola Maria Salete no Pará

Crianças têm aula de hortas agroecológicas na Escola Maria Salete no Pará - Ícaro Matos Neri

Amanhecer com sol ou chuva define a rotina das crianças e adolescentes que estudam em escolas rurais. Muitas delas ainda enfrentam quilômetros de estradas precárias e muitas horas pra chegar nas unidades de ensino.

A Escola Municipal Maria Salete Moreno, em Paraupebas (PA), atende 289 crianças da educação infantil dos três aos cinco anos. A unidade fica no assentamento Palmares 2 e recebe crianças de outras 11 comunidades. As mais distantes ficam a cerca de 42 quilômetros da escola, e o tempo de deslocamento pode chegar a duas horas.

A diretora Deusamar Sales Matos avalia que as crianças chegam cansadas e, se o dia é de muita chuva, os alunos têm dificuldades de frequentar as aulas. “No dia que têm chuvas fortes eles perdem aula. Não é todo dia que o ônibus consegue chegar. Nós não temos ainda um calendário escolar que possa fugir do período de chuvas intensas de janeiro até março. Para a criança é cansativo”, conta a assentada.

Horta da Escola em Maria Salete Moreno, em Paraupebas (PA) / Deusamar Sales Matos

Dificuldades que acontecem em todas as regiões do país. O educador Márcio José Barbosa, da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber que fica no assentamento Eli Vive I, no Paraná, reforça que a condição das estradas também é um dos grandes problemas por lá. “Têm dias que os próprios professores tem dificuldade para chegar devido às condições intransitáveis das estradas, principalmente em dias de chuva. Isso é o que a gente precisa cobrar o poder público", conta. 

Para chegar até as escolas, os alunos vão das mais diferentes formas: barco, bicicleta, ônibus sucateados e até a pé, como explica o professor Luiz Bezerra Neto, do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (Gepec). 

 

“A questão não é só se o transporte tem qualidade ou não.  As estradas não são necessariamente bem cuidadas, aí os alunos sofrem com a seca, por conta da poeira, e no tempo das chuvas por causa dos atoleiros provocado nas estradas. Além disso, esses alunos costumam ficar muitas vezes, mais tempo no transporte do que em sala de aula, o que ocasiona vários problemas. O aluno pode ficar até 7 horas dentro do transporte escolar [ida e volta] para ter quatro horas de aula, aí ele já chega exausto. Esse é um pouco o retrato das nossas escolas do campo”, relata.

Para o pesquisador, houve um avanço das escolas rurais com o programa Luz para Todos, implementado em 2003, mas nos últimos anos não houve prioridade do poder público para essas políticas. “Muitas escolas receberam luz elétrica e equipamentos de informática para o campo. No entanto, como essas unidades são mantidas pelo município, não necessariamente há uma convergência com o que foi feito e com a disponibilidade de verbas pelo Governo Federal. Muitas escolas fecharam porque havia o entendimento que poderia ter somente um núcleo ou eles poderiam estudar na cidade.”

Além disso, o número reduzido de alunos e o trabalho com salas multiseriadas, em que são agrupadas diferentes faixas etárias e um só professor, também dificultam o avanço na conquista do espaço como um direito a educação. Para Neto, o desafio, nesses casos, é a formação de professores.“O problema não é o conteúdo, mas a metodologia. O professor não tem formação adequada para trabalhar com essas salas multisseriadas, se tivesse aproveitaria melhor o tempo."

Salas de aula da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, assentamento Eli Vive I, Londrina, Paraná/José Carlos de Jesus Lisboa

A diretora Deusamar Sales Matos, da escola do Pará, ressalta que é necessária a formação continuada principalmente para professores que vêm da cidade e não estão inseridos na  realidade da educação no campo. “Muitos professores são concursados e precisaria ter formação para que possam se envolver e se inserir na vida dos povos do campo. Porque, se escolheram trabalhar com a gente, não pode ter uma relação de só dar aula e ir embora”.   

Quando a universidade encontra a comunidade

Parcerias entre universidade e comunidades rurais podem fortalecer a educação do campo. É o que vem acontecendo em um município do Piauí, na cidade de José de Freitas. O Instituto Federal do Piauí, a prefeitura e sindicatos de trabalhadores rurais e agricultura familiar se uniram para capacitar os agricultores a implantar tecnologias de baixo custo para que os trabalhadores e seus filhos possam se manter no campo.

O filho de agricultor José de Santos Moura, diretor geral do Instituto Federal do Piauí, campus José de Freitas, que fica a 48 quilômetros de Teresina, capital do Piauí, fala da importância de se ter esse tipo de parceria entre universidade e comunidade, que acontece há dois anos.

"As parcerias são fundamentais para chegar até as comunidades, porque às vezes não têm transporte, não têm recursos para viabilizar as atividades e cursos de extensão. A parceria fortalece o desenvolvimento de atividades. O Instituto Federal quer colaborar para mudar a vidas dessas pessoas de assentamentos. Esse é o único meio de transformar a educação. E o objetivo é levar conhecimento, tecnologia e inovação de baixo custo para que essas comunidades possam se desenvolver e se manter nas suas localidades. Não tem emprego para todo mundo na cidade.”

Localizado na zona rural, o Instituto é voltado para a pesquisa na área agrícola, com os cursos técnicos em agroecologia e agricultura e beneficia cerca de 600 famílias de comunidades rurais.

No último capítulo da série "Saberes da Terra", a matéria traz os ataques contra a educação do campo do governo Bolsonaro. 

 

Editado por: Aline Carrijo e Tayguara Ribeiro
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