Nota Fiscal Paulista

CPF na Nota? SIM!

O programa combate a sonegação fiscal e oferece recompensas aos participantes

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O consumidor pode receber até 30% do valor do imposto pago no produto.
O consumidor pode receber até 30% do valor do imposto pago no produto. - Tânia Rego/ABr

CPF na Nota?

Se você mora no estado de São Paulo, provavelmente já ouviu essa pergunta. Os comércios são obrigados, por lei, a oferecer o registro do CPF (Cadastro da Pessoa Física) do consumidor, na Nota Fiscal Paulista, um programa de estímulo à cidadania fiscal.

A Nota Fiscal Paulista existe para combater a sonegação fiscal de empresas e empreendimentos. Desta forma, quem compra pode fiscalizar se os impostos embutidos nos preços dos produtos estão chegando ao governo. Ao pedir a emissão do documento fiscal, o famoso “CPF na nota”, o cidadão contribui com o programa e recebe recompensas. 

A Nota Fiscal Paulista devolve ao consumidor até 30% do imposto pago. Além disso, mensalmente são sorteados 600 prêmios para pessoas físicas que contribuem com o programa. 

Para ter acesso ao dinheiro, basta pedir ao lojista que coloque o CPF na nota fiscal na hora da compra, fazer um cadastro no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br  e pedir a transferência do valor para uma conta corrente ou poupança. Caso o consumidor tenha veículo em seu nome, ele também  pode pedir o pagamento do IPVA. 

Por isso, na próxima vez que ouvir “CPF na Nota?”, vale a pena dizer “Sim”. 
 

Edição: Michele Carvalho