ÓDIO

Malunguinho, do PSOL, sofre ameaça de violência transfóbica de deputado na Alesp

Deputada, eleita com mais de 50 mil votos, foi alvo da frase "se ver um homem no banheiro, tiro a tapa" de bolsonarista

|
Após o ocorrido,  em um contundente discurso contra a transfobia, Érica arrancou aplausos de outros parlamentares
Após o ocorrido, em um contundente discurso contra a transfobia, Érica arrancou aplausos de outros parlamentares - Foto: BemTV/Creative Commons via

O deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) pode vir a perder o mandato por quebra de decoro parlamentar após proferir uma declaração transfóbica no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo na tarde desta quarta-feira (3). A fala do parlamentar foi direcionada à Erica Malunguinho, deputada eleita pelo PSOL.

“Se um homem que se acha mulher entrar no banheiro em que estiver minha mãe ou minha irmã, tiro de lá à tapa e depois chamo a polícia”, disse o deputado do partido de Jair Bolsonaro no plenário da Assembleia.

Sua declaração foi feita logo após um discurso de Erica em defesa da identidade de gênero em práticas esportivas. Ela se posicionou contra a PL do deputado Altair Moraes (PROJETO DE LEI Nº 346, DE 2019), que deslegitima a identidade de gênero ao igualar mulheres trans a homens nos esportes. A fala da deputada gerou a ira do parlamentar bolsonarista, que na sequência fez o discurso transfóbico.

Erica, então, apontou que a declaração de ódio de Douglas Garcia configura quebra de decoro parlamentar e fez um discurso contra a transfobia, no que foi apoiada por outros parlamentares.

O PSOL informou que vai acionar o Conselho de Ética da Casa contra o deputado. A bancada do PT, que prestou solidariedade a Erica, informou que também apoiará uma representação contra o parlamentar do PSL.

Edição: Fórum