CIDADE

Em Fortaleza, você conhece a Praça Joaquim Távora?

A Praça Joaquim Távora está bem a vista de todos, mas tão à vista, que some no cotidiano.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Construída em volta do Mercado Público Joaquim Távora, a praça conta com pista de skate, academia, cachorródromo e o Mercado da Flor
Construída em volta do Mercado Público Joaquim Távora, a praça conta com pista de skate, academia, cachorródromo e o Mercado da Flor - Celso Aquino

Que você já passou de ônibus, a pé, de carro, pela praça que fica numa das principais avenidas da cidade, é quase certo. Mas e parar, explorar? Você sabe o que essa praça tem a oferecer ao povo de Fortaleza?

Continua após publicidade

Fortaleza é cheia de preciosidades, as vezes conhecidas, outras vezes escondidas. O caso da Praça Joaquim Távora é curioso: está bem a vista de todos, mas tão à vista, que some no cotidiano.

Construída em volta do Mercado Público Joaquim Távora, a praça conta ainda com uma pista de skate, cachorródromo (espaço de lazer para cachorros), academia ao ar livre, parque de brinquedos para crianças e o Mercado da Flor, um espaço com quase tudo para jardinagem.

Para Sérgio Ricardo, diretor técnico do viveiro Xiri-Patola, o Mercado da Flor significa um espaço fundamental para escoamento da produção, proveniente de produtores locais e de contato direto com os clientes. “Nosso objetivo é trazer algo diferente, um novo conceito na comercialização, não queremos que as pessoas só venham aqui e comprem, mas que venham pra trocar ideias, conversem com os produtores”. Há também, aos sábados e domingos às 10 horas, oficinas gratuitas de jardinagem. O preço das plantas vai de R$3,00 a R$150,00.

Há também na Praça o Mercado Público Joaquim Távora, importante polo do comércio local, lá você encontra de roupas a serviços de conserto em eletrônicos, passando por gêneros alimentícios de todo tipo. Luciene Parabá, vendedora do Mercado, enxerga a falta de divulgação como maior empecilho para que as pessoas possam conhecer o local. O horário de funcionamento é das 6 da manhã até 14 horas.

Para quem gosta de cerveja gelada, comida de boteco e um lugar tranquilo para conversar, a Praça ainda conta com uma série de bares e restaurantes com uma comida bem feita e com um ótimo preço. Servem almoço, e aos finais de semana ainda há música.

Edição: Monyse Ravenna