Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

TRANSPORTE

Passagem do metrô do Recife será reajustada em até 150%

A Justiça autorizado aumento gradual, que deve chegar a R$4 em 2020

29.abr.2019 às 18h48
Updated On 01.fev.2020 às 18h48
Recife (PE)
Marcos Barbosa
Em 2020, com a tarifa a R$4, os usuários que utilizam o metrô duas vezes por dia durante toda a semana terão que desembolsar R$160 por mês

Em 2020, com a tarifa a R$4, os usuários que utilizam o metrô duas vezes por dia durante toda a semana terão que desembolsar R$160 por mês - CBTU

Em audiência de conciliação realizada na última quarta-feira (24), no Foro de Justiça Federal em Belo Horizonte, foi determinada a autorização para que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) possa escalonar aumento tarifário para as passagens de metrô a partir da próxima quarta-feira (01). Na reunião, estiveram presentes representantes da CBTU, Advocacia Geral da União, Ministério Público Federal (MPF) e Instituto de Defesa Coletiva.
A partir da próxima semana, a passagem de metrô poderá ser reajustada de R$1,60 para R$2,10. Foram indicados novos aumentos graduais até 1º de março de 2020, seis no total, quando é previsto que a tarifa passe a custar R$4. Esse aumento escalonado representará um crescimento de 150% em cima do valor atual. Em contrapartida, a CBTU se comprometeu a investir, até 31 de dezembro, R$ 2 milhões em projetos voltados a mobilidade urbana, meio ambiente e/ou sustentabilidade, no sistema metroferroviário. 
De acordo com Levi Arruda, do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), o aumento proposto não irá melhorar a qualidade do transporte público oferecido para a população e também não irá melhorar as condições de trabalho dos profissionais do metrô. “O dinheiro arrecadado é dividido. Parte vai para uma cota do governo federal e outra parte, que deveria ir para o sistema de metrô, vai, na verdade, para as empresas de ônibus administrarem. É o sindicato das empresas de ônibus que administra o dinheiro que deveria vir para o metrô. Só que, hoje, essas empresas de ônibus já tem uma dívida de quase R$ 100 milhões com o metrô, porque não repassam esse dinheiro. Não vai melhorar a vida nem do trabalhador, nem da população que usa o metrô do recife”, explica. 
Levi também relembrou que, em 2018, sob pressão de organizações e da sociedade civil, a Justiça derrubou uma decisão de aumento da tarifa do metrô. “Não tinha nenhuma planilha explicando esses custos. De onde tiraram essa história do aumento de metrô? Agora, eles vêm com esse aumento absurdo, para a gente pagar a conta e dizer que é porque o governo não está mais dando subsídio. Metrô é transporte público, é direito dos cidadãos. Então, o governo tem que colocar a sua parcela de contribuição. Se possível, a tarifa é pra ser zero”, reforça.
Os aumentos foram autorizados para os transportes metroferroviários de Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió e Natal. Através de nota, a companhia justificou que “após audiência de conciliação na 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, a CBTU iniciará a implementação do reequilíbrio tarifário de maneira progressiva.” A CBTU reforça que “há cerca de 13 anos não há alteração nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e sete anos em Recife, atingindo avançada defasagem ante ao custo de manutenção do sistema.”
No entanto, para Paloma Macena, que trabalha como auxiliar administrativo e utiliza regularmente o transporte público metroviário para se locomover, ainda que a tarifa de metrô do Recife não sofra reajuste há alguns anos, “o aumento é muito alto e o do ano que vem, então, nem se fala”. Ela afirma que o gasto a mais irá fazer falta no seu orçamento mensal e que a qualidade do serviço oferecido não justifica o preço cobrado. “Nos horários de pico os metrôs ficam superlotados. O ar-condicionado não funciona e já presenciei metrôs quebrando no meio do caminho”, afirma.
Com o aumento de R$1,60 para R$2,10 os usuários que fazem duas viagens por dia (uma de ida e uma de volta) irão desembolsar, diariamente, R$1 a mais. Por mês, serão R$20 a mais para quem faz viagens todos os dias úteis. Em 2020, com a tarifa a R$4, os usuários que utilizam o metrô duas vezes por dia, de segunda a sexta-feira, terão que desembolsar R$160 por mês para acessar o transporte metroviário. Esse valor representa mais de 15% do salário mínimo estabelecido para 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, previsto em R$1.040.  

Tabela dos aumentos
Atualmente: R$ 1,60 
1º de maio a 30 de junho de 2019: R$ 2,10
1º de julho a 31 de agosto de 2019: R$ 2,60 
1º de setembro a 31 de outubro de 2019: R$ 3 
1º de novembro a 31 de dezembro de 2019: R$ 3,40 
1º de janeiro a 28 de fevereiro de 2020: R$ 3,70 
1º de março a 30 de abril de 2020: R$ 4

Editado por: Monyse Ravenna
Tags: PERNAMBUCO
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

Alimentos sem veneno

Com alimentos sem veneno, Feira do MST é alternativa a ‘projeto de morte imposto aos brasileiros’, diz coordenadora

Dívida em alta

Copom eleva Selic pela 6ª vez seguida e empurra gasto com juros da dívida pública para R$ 1 trilhão

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.