PROTESTOS

Estudantes de IFs de Sousa e Cabedelo fazem protestos contra corte de verbas

Bloqueios em ambas as cidades foram nas Rodovias Federais

Brasil de Fato | João Pessoa |
Estudantes de Sousa bloqueiam BR 230
Estudantes de Sousa bloqueiam BR 230 - Foto: Arquivo/autoral

Cerca de 400 pessoas, dentre estudantes, professores e funcionários do ensino técnico e superior da UFCG e IFPB de Sousa, se uniram na manhã desta terça-feira (07) para realizar bloqueio na BR-230, na saída da cidade para o município de Cajazeiras,  sertão do estado, em protesto contra as medidas do governo federal que estabeleceu corte de recursos para as universidades de todo o país. O corte anunciado pelo governo federal vai gerar uma redução de 30% no orçamentos das instituições federais, correspondendo a cerca de R$ 90 milhões bloqueados nas universidades e IFs do estado.Estudantes de Sousa bloqueiam BR-230 Foto: Autoral

O protesto de Sousa faz parte de uma onda de manifestações em todo o Brasil diante da revolta de alunos, professores e servidores do ensino superior e técnico, contra o corte anunciados pelo MEC, prejudicando as atividades acadêmicas e técnicas no país.
Segundo os organizadores, a manifestação na BR durou cerca de duas horas, nas quais os estudantes liberavam para os carros passarem a cada 15 minutos. Por volta das 9h da manhã, com faixas, cartazes e carro de som, o grupo seguiu em caminhada para o centro da cidade, cantando, executando palavras de ordem e revezando nas falas. Estavam presente militantes da Frente Brasil Popular, juventude do PCB, do PT além dos sindicatos da categoria. Segundo eles, amanhã (8) à noite haverá uma reunião coletiva dos movimentos com os estudantes para construírem um calendário, culminando no 15 de maio, onde haverá uma paralisação nacional.
IFPB de Cabedelo também fecha a BR
Estudantes do IFPB de Cabedelo bloqueiam BR  Foto: Autoral
Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cabedelo, na Grande João Pessoa, também realizaram na manhã desta terça-feira (7) um protesto contra o corte de recursos para a Educação, anunciado pelo Governo Federal.

Em dois dias, segunda e terça-feira (6 e 7), foram registradas mobilizações nos campi de João Pessoa, Patos, Monteiro, Picuí, Cabedelo e Sousa.

Edição: Cida Alves