SEM DIÁLOGO

Aliados da Prefeitura vereadores(as) de João Pessoa barram Audiência sobre Ambulantes

“Acreditamos que essa casa tinha compromisso até o momento, e aí a bancada do Prefeito Luciano Cartaxo vota contra nós"

Brasil de Fato | João Pessoa |
Desde o dia 23/04 que ambulantes tentam dialogar com a Câmara, mas são negligenciados
Desde o dia 23/04 que ambulantes tentam dialogar com a Câmara, mas são negligenciados - Foto: Reprodução

Os Vereadores(as) de João Pessoa barraram hoje (9) uma proposta de audiência pública sobre a questão dos ambulantes do Mercado Central que tiveram suas mercadorias confiscada (ou roubadas como disseram os próprios ambulantes) na madrugada de 23 de abril.
Segundo Márcia Medeiros, representante dos ambulantes, a Câmara age com covardia: “esta Casa envergonha a cidade de João Pessoa ao barrar uma audiência pública para discutir a situação dos ambulantes, pais e mães de família. Então a gente já veio várias vezes para essa casa em protesto, e a gente entende que chegou o momento de apresentar e ouvir propostas”, explana ela.Márcia, representante dos ambulantes, gritando nas frestas do vidro que separa o plenário da tribuna de vereadores (Foto: reprodução)
Ela se diz decepcionada com os vereadores(as) de situação: “acreditávamos que essa casa tinha compromisso até o momento, e aí a bancada do Prefeito Luciano Cartaxo vota contra discutir nossa situação”. O Vereador Tibério Limeira diz que esta é a segunda audiência barrada na Câmara: “esta é a segunda audiência barrada, a primeira foi para discutir o Porto do Capim e a bancada da situação não quis discutir, esta que é uma casa política, uma casa de debate, é democrática, a casa do povo, que agora está sem poder promover o debate da população. É o poder executivo que dá as ordens e diz como deve ser o funcionamento da casa. Sugerimos para segunda feira uma audiência na Casa e ela foi derrotada no plenário pela esmagadora maioria que é formada pela bancada de situação, numa atitude extremamente desrespeitosa, de subserviência ao poder executivo municipal", conta o vereador.
Márcia denuncia, inclusive, que estão havendo agressões aos ambulantes: “a gente entende que nesse momento os vereadores fecham os olhos para as agressões, apreensões. São pais de família algemados por vender frutas! Estão transformando pessoas direitas, honestas, em bandidos”, ela também informa que o Secretário de Desenvolvimento Urbano Zennedy Bezerra entrou com uma ação judicial contra ela. Márcia, representante dos ambulantes, gritando nas frestas do vidro que separa o plenário da tribuna de vereadores (Foto: reprodução)
O vereador Tibério anunciou que farão uma ação pública na rua: “segunda-feira, nós, vereadores da oposição, vamos fazer uma audiência pública na rua para este tema, na frente da Câmara, porque não conseguimos na Casa do Povo. Nossa proposta inicial foi derrotada no plenário pela esmagadora maioria, que é formada pela bancada de situação, numa atitude extremamente desrespeitosa e de subserviência ao poder executivo municipal”, relata ele.
Tibério ainda comenta sobre algumas soluções para a questão dos ambulantes: “os ambulantes sabem que a ocupação das calçadas é ilegal, porém, existem algumas propostas como a ocupação da rua Santos Dumont, para transformar numa espécie de shopping a céu aberto, a ocupação do antigo shopping Pátio Lagoa que acabou de ser fechado e a Prefeitura poderia alugar o prédio para abrigar uma parte dos vendedores informais. Enfim, algumas contrapropostas que foram colocadas, e a prefeitura está numa intransigência muito grande e acho que quem quer dialogar não rouba as coisas das pessoas", define Tibério.Ambulantes protestam Foto: Water Paparazzo/G1

Edição: Cida Alves