Podcast

Creche: Um direito das mães

O acesso à educação infantil é um direito garantido às crianças e às mães

Ouça o áudio:

Se você não conseguiu vaga para seus filhos, procure um advogado ou defensor público para ajuizar uma ação e garantir seu direito!
Se você não conseguiu vaga para seus filhos, procure um advogado ou defensor público para ajuizar uma ação e garantir seu direito! - Divulgação MTD
O acesso à educação infantil é um direito garantido às crianças e às mães

Consideramos a creche um direito das crianças, mas é também um direito das mulheres, responsabilizadas, na maioria das vezes, pelas tarefas do cuidado e da reprodução – o chamado trabalho reprodutivo (cuidar de filhos e filhas, de doentes, de idosos, de maridos e dos afazeres domésticos).

Com todas essas responsabilidades atribuídas às mulheres, é necessário colocar em prática políticas públicas de apoio e compartilhamento dos trabalhos de reprodução da vida, que possibilitem às mulheres construir autonomia econômica, fator essencial para que se constituam como sujeitos de direitos.

No Brasil, milhões de crianças têm sido privadas do direito à educação infantil. Esta triste situação atinge grande parte das famílias de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.

Por isto, se você tentou, mas não conseguiu vaga para seus filhos na educação infantil, não fique parada! Procure um advogado ou defensor público para ajuizar uma ação e garantir um direito da mãe, da família e da criança.

Edição: Amélia Gomes