GREVE DA EDUCAÇÃO

Entidades unificam agenda e definem atividades da Greve Nacional da Educação no RS

Mobilização neste 15 de maio em Porto Alegre vai ter abraço à Faced, ao IE e caminhada pelas ruas do centro

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Unidade de diversos setores da sociedade na defesa da educação pública de qualidade sinaliza mobilização histórica
Unidade de diversos setores da sociedade na defesa da educação pública de qualidade sinaliza mobilização histórica - Foto: Divulgação CUT-RS

A Greve Nacional da Educação acontece nesta quarta-feira (15), em protesto contra o corte de 30% no orçamento de 2019 das universidades e institutos federais realizado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Com servidores técnico-administrativos em Educação, professores, estudantes e diversos setores sociais em todo o Brasil aderindo ao movimento, o que se espera é uma mobilização histórica.

Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Greve Nacional da Educação ganhou novos contornos nas últimas semanas. Em Porto Alegre (RS), mais de 40 representantes de entidades das redes pública e privada de educação, centrais e sindicatos, comunidade acadêmica, grêmios estudantis, secundaristas e sociedade civil uniram-se para construir a manifestação.

A concentração será a partir das 13h30, em Frente à Faced (Quarteirão da Reitoria da UFRGS), seguida de um abraço à Faculdade de Educação da UFRGS e ao Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha. A manifestação segue em caminhada até a UFSCPA, ao Campus Porto Alegre do IFRS e ao INSS, com panfletagem para a população sobre os cortes na educação e as consequências negativas da reforma da Previdência. De lá, segue para a Esquina Democrática, onde se encontram com estudantes da UFRGS, que definiram mobilização para as 18h.

Contra o desmonte da educação e da Previdência 

Para além da suspensão de verba anunciada por Arnaldo Barbosa Lima Júnior, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), de acordo com as categorias, o governo de Jair Bolsonaro promove uma perseguição ideológica contra disciplinas das ciências humanas que fomentam a elaboração de senso crítico dentro das escolas e universidades.

A Greve Geral da Educação também protesta contra o projeto de reforma da Previdência, que se for aprovado no Congresso Nacional, faz dos professores e professoras uma das categorias mais penalizadas. O ato desta quarta-feira servirá de "esquenta" para a greve geral marcada para o dia 14 junho contra a reforma proposta por Bolsonaro.

As mulheres terão de trabalhar pelo menos mais 10 anos e os homens mais 5 anos para alcançar a idade mínima de 60 anos para requerer a aposentadoria. A reforma também pretende unificar em 30 anos o tempo mínimo de contribuição para ambos os sexos. E mesmo trabalhando durante 30 anos, os professores e professoras receberiam apenas 80% do salário-benefício. Para receber o valor integral, eles teriam de contribuir por 40 anos.

Agenda da atividade em Porto Alegre  

13h30 – Concentração em Frente à Faced (Quarteirão da Reitoria da UFRGS). Após a concentração, temos uma sequência programada de ações:

1) Abraço à Faculdade de Educação da UFRGS

2) Abraço ao IE – Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha (Av. Osvaldo Aranha, 527)

3) Caminha com panfletagem até o centro de Porto Alegre, passando pelos campi centro da UFRGS, UFCSPA e IFRS PoA (R. Cel. Vicente, 281).

4) Ato em frente ao INSS no Centro (Tv. Mário Cinco Paus, 20, esquina com a Uruguai).

Confira a programação em todo o Rio Grande do Sul 

Cerro Largo: Pela manhã, a partir das 9h, debate/aula publica no bloco bloco A da UFFS. Às 13h45 concentração na UFFS, seguida de caminhada até a praça central, quando haverá um ato público.

Cruz Alta: Ato unificado às 9h, na Praça da Matriz. Plenária às 14h na Casa de Cultura.

Rio Grande: Concentração às 15h no Largo Dr. Pio. Às 17h30, saída em caminhada até o Instituto Juvenal Müller, seguida de caminhada luminosa pela Silva Pires.

Santa Cruz Do Sul: Concentração às 9h, na praça em frente à Lothar Krause.

Santa Maria: Audiência pública, às 18h30, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores em Defesa da Universidade Federal de Santa Maria.

Santa Rosa: Aula pública às 8h30 em frente ao Ministério Público (Rua Buenos Aires), seguida de ato.

Osório: Concentração, às 13h, no Largo dos Estudantes, seguida de aula pública.

Pelotas: Concentração às 14h no Mercado Público. Ato com participação do movimento estudantil, movimento sindical e partidos. Paralisação dos servidores e professores da Ufpel e Ifsul. Às 16h30 caminhada até a Ifsul.

 

* Com informações da CUT-RS, CPERS, Sinpro/RS, Assufrgs

Edição: Marcelo Ferreira (RS)