Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Arte QUE MOVIMENTA

Projeto realiza espetáculo de dança descentralizando a cultura

Participação das crianças, jovens e mães da comunidade é essencial para realização do evento

17.maio.2019 às 18h49
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h49
Curitiba (PR)
Redação
No final ano passado, educadores e alunos realizaram uma apresentação no bairro Tatuquara.

No final ano passado, educadores e alunos realizaram uma apresentação no bairro Tatuquara. - Divulgação

É a partir da certeza da importância da arte para a construção do ser humano, ampliando voz e sensibilidade, que a equipe do Projeto Arte Geral, junto com a comunidade do bairro Tatuquara, localizado em Curitiba, realiza, neste sábado (18), o espetáculo “Descentraliza Arte Geral”, que acontece no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Muma, bairro Portão, compondo a 4ª Semana Cultural de Curitiba.

Englobando modalidades que fazem parte das danças urbanas (hip hop dance e breaking), dança contemporânea e balé clássico, o evento surgiu na intenção de proporcionar às crianças um momento de confraternização e fechamento do ciclo de aulas que aconteceram durante o ano, além de participar das oficinas e apresentações de artistas convidados.

“O processo de construção do espetáculo tem proporcionado experiências enriquecedoras. Os alunos têm se engajado com a proposta, assim como suas famílias, que vêm dando apoio para a efetivação das aulas, ensaios e tantas outras demandas para a realização desse projeto”, afirma Rita Bambila, diretora financeira e coordenadora pedagógica.

É o caso de Vani da Costa Ribeiro (45), moradora do Tatuquara, mãe da Manoele Ribeiro (11) e Eduardo Ribeiro (09). Ela conta que conheceu o Arte Geral através do CRAS, quando estava com os filhos e a guarda de três sobrinhos: “Era bem agitado e emocionante ver todos juntos. Se passou um tempo e os meus filhos continuaram e tem sido muito bom pra eles, sempre comprometidos com as aulas e com a dança. O processo é muito bom e envolve muita diversão”.

O projeto acredita que crianças e jovens que participam das aulas passam a se relacionar com o mundo de forma diferente, com uma melhor comunicação interpessoal, autoestima e a crença de que são capazes de fazer a diferença no local onde estiverem.

Vani conta que tem se impressionado com responsabilidade das suas crianças com o projeto: “Principalmente com as atividades que precisam ser fora do cronograma. E isso é bom porque mostra que tem interesse no que fazem, eles amam os professores que são muito dedicados. Eu ajudo sempre que posso, isso é gratificante”.

Descentralizar o acesso à cultura

A escolha do nome do espetáculo vem do desconforto da equipe, composta por Rita, Karina Vieira Merêncio, Camile Carbonari, Vitor da Rosa, Aline Bento, Andrea Gianini e Eloisa Salvador, além das famílias, de perceber como a difusão de arte e cultura na cidade ainda é tão centralizada.

“A intenção é partilhar com a comunidade o que acontece no centro e partilhar com o centro o que acontece na comunidade, é trazer a reflexão sobre o foco que o centro tem e mostrar o quanto os bairros mais afastados também tem a oferecer. Fazemos isso também na nossa instituição, proporcionando experiências artísticas para as famílias no espaço do Clube da Gente do Tatuquara, assim como fornecemos o acesso aos teatros, como forma de dar força ao que já acontece, na ideia de inspirar a comunidade a se expressar e fortalecer esse movimento que já acontece na mesma”, reflete Karina Vieira Merêncio, voluntária como professora de dança e apoio administrativo.

Segunda apresentação

Para quem não conseguir ir neste sábado, uma segunda apresentação do Espetáculo “Descentraliza Arte Geral” é realizada no dia 25 de maio, na Rua da Cidadania, no bairro Tatuquara. O evento acontece às 10h, e é aberto para toda comunidade.

Serviço:
Espetáculo “Descentraliza Arte Geral”
Quando:  Sábado (18), às 16h30 no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Muma, bairro Portão. (Ao lado do terminal do Portão)

 

Editado por: Laís Melo
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ALERTA MÁXIMO

Governador do RS pede evacuação urgente de áreas de risco diante de chuvas intensas

Ritmo acelerado

Cadeia de deportações: Trump diz que pretende expulsar 1 milhão de migrantes por ano

Centrão

Base aliada de Lula 3 é a mais infiel dos últimos 30 anos, mostra levantamento

por mais direitos

Ações para população LGBTQIA+ avançam próximo à Conferência Nacional

Ataques se ampliam

Israel matou mais de 80 pessoas em 24 horas em Gaza, sendo 9 crianças

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.