Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 18/05/2019

18 de maio é dia nacional da luta contra os manicômios

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

-

Sábado, dia 18 de maio, é Luta Nacional da Luta Antimanicomial. Em Belo Horizonte, usuários, servidores e defensores do Sistema Único de Saúde (SUS) e do serviço de Saúde Mental, saíram às ruas na sexta-feira (17). O desfile já é tradicional na capital - essa é a vigésima segunda edição -  e neste ano marca uma luta extremamente importante contra a reforma psiquiátrica proposta pelo governo, que coloca em risco anos de avanço no tratamento em saúde mental.

No último dia 15, as ruas do país foram tomadas por milhares de estudantes, professores e trabalhadores de escolas e universidades. No Dia Nacional de Greve na Educação, em protesto contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação, o ato também tinha como mote o repúdio à reforma da Previdência e contou com adesão de diversas organizações. O sucesso das manifestações foi tamanho que as entidades decidiram convocar um novo protesto em âmbito nacional para o próximo dia 30 de maio. Segundo a apuração da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), mais de um milhão de pessoas participaram das manifestações. Houve atos em mais de 200 municípios.  Em Belo Horizonte 250 mil pessoas saíram às ruas. 

O governador Romeu Zema indicou nesta semana uma nova diretoria para a Copasa. O nome de peso que apareceu na lista, é de Ricardo Simões, que chegou a presidir a estatal entre 2009 e 2015, durante o período de gestão de Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB. A indicação do executivo estaria ligada à mineradora Vale, segundo denúncia de deputado federal. 

Edição: Minas Gerais