BOICOTE

Ativistas lançam campanha para que Milton Nascimento não se apresente em Israel

Para campanha, o show será usado pelo governo; "Tocar em Israel é como tocar na África do Sul do Apartheid"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

"Tocar em Israel significa endossar políticas e práticas racistas, coloniais e de apartheid", diz carta
"Tocar em Israel significa endossar políticas e práticas racistas, coloniais e de apartheid", diz carta - livepict.com via Wikimedia Commons

Nesta segunda-feira (20) uma ampla gama de entidades, organizações, partidos, lideranças sindicais, indígenas e movimentos populares divulgaram uma campanha para que o cantor e compositor Milton Nascimento, uma das maiores vozes da música brasileira, cancele um show em Tel Aviv, no dia 30 de junho.

“A “semente da terra” não pode germinar sob o sangue dos oprimidos, o sangue dos palestinos derramado cotidianamente pela ocupação israelense. Tocar em Israel vai na contramão disso. Significa endossar políticas e práticas racistas, coloniais e de apartheid - ilegais sob o direito internacional. Ademais, o governo israelense apresenta os shows em Israel como um sinal de aprovação a suas políticas”, critica o manifesto.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Lauryn Hill, Roger Waters (Pink Floyd), Snoop Dog, Carlos Santana, Cold Play, Lenny Kravitz, Elvis Costello e Linn da Quebrada são alguns dos artistas citados na carta que já “responderam a esse chamado” e se negaram a se apresentar em Israel.

O texto também lembra das palavras do arcebisbo sul-africano Desmond Tutu, Nobel da Paz, que afirma que tocar em Tel-Aviv é equivalente a tocar “na África do Sul durante o apartheid, em uma sociedade fundada em leis discriminatórias e exclusividade racial”.

Milton Nascimento integrou o famoso grupo mineiro “Clube da Esquina” e tem uma longa carreira na música marcada pela defesa da liberdade e da democracia, inclusive durante a ditadura militar brasileira.

 Confira abaixo a íntegra do manifesto e seus signatários:

"Querido Milton Nascimento,

Com admiração pelo seu trabalho e compromisso histórico com lutas por liberdade, justiça e igualdade, pedimos que cancele seu show em Israel, previsto para 30 de junho. Aprendemos com sua música que todo artista tem que ir aonde o povo está. Certamente o povo não está com o apartheid, a colonização e a ocupação. O coração de estudante, que agora se levanta no Brasil pelo direito à educação, não bate pelo apartheid israelense, que impede esse e outros direitos humanos fundamentais aos palestinos. Os povos da floresta não concordam com a colonização. A “semente da terra” não pode germinar sob o sangue dos oprimidos, o sangue dos palestinos derramado cotidianamente pela ocupação israelense.

Tocar em Israel vai na contramão disso. Significa endossar políticas e práticas racistas, coloniais e de apartheid - ilegais sob o direito internacional.

Ademais, o governo israelense apresenta os shows em Israel como um sinal de aprovação a suas políticas. Israel viola sistematicamente o direito internacional ao impedir o retorno dos refugiados palestinos, ao colonizar e ocupar a Cisjordânia e a Faixa de Gaza e ao discriminar sistematicamente os palestinos hoje cidadãos de Israel. As políticas discriminatórias de Israel também se manifestam contra refugiados e migrantes africanos: recentemente milhares de etíopes foram brutalmente reprimidos ao protestarem contra o racismo no país.

Nosso pedido faz coro ao chamado de artistas e da sociedade civil palestina para que artistas não se apresentem em Israel.

Entre aqueles que responderam a esse chamado, cancelando seus shows em Tel-Aviv, estão Lauryn Hill, Roger Waters (Pink Floyd), Snoop Dog, Carlos Santana, Cold Play, Lenny Kravitz, Elvis Costello e Linn da Quebrada.

O arcebisbo sul-africano Desmond Tutu, Nobel da Paz, é um importante apoiador desse chamado e explica que apresentar-se em Tel-Aviv é errado, “assim como dissemos que era inapropriado para artistas internacionais tocarem na África do Sul durante o apartheid, em uma sociedade fundada em leis discriminatórias e exclusividade racial”. Apresentar-se em Israel seria como fazer um show em Sun City na África do Sul do apartheid.

Por favor, não ignore esse chamado. Os palestinos não querem mais a morte, têm muito o que viver! Quem cala morre com eles, quem grita vive com eles. A voz que vem do coração diz não ao apartheid!

BDS Brasil

BDS México

Frente em Defesa do Povo Palestino

Comitê do Grande ABC/SP de Solidariedade ao Povo Palestino

Comitê de Solidariedade com a Palestina – Bahia

Campanha Global pelo Retorno à Palestina – Brasil

Instituto Brasil Palestina (Ibraspal)

Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino – USP

Associação Islâmica de São Paulo

Soweto Organização Negra

Quilombo Raça e Classe

Coletivo de Entidades Negras (CEN)

Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada

CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular

CUT Brasil – Central Única dos Trabalhadores

Marcha Mundial das Mulheres

MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

PSOL- Partido Socialismo e Liberdade

PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Unisol Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários

Rogério Ferrari, fotógrafo

Ashjan Sadique Adi, psicóloga

Sadique Adi, comerciante

Rahma Beirat, comerciante

Qaher Adi, autônomo

Iman Adi, professora

Christina Queiroz, jornalista

Lucia Rodrigues, jornalista

Soraya Misleh, jornalista

João Baptista M. Vargens, Setor de Estudos Árabes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mona Mohamad Hawi, professora de Língua Árabe do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo (USP)

Dina Alves - Advogada, feminista negra e abolicionista penal"

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira