Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 28/05/19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a endometriose atinge cerca de 15% das mulheres brasileiras

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Uma a cada dez mulheres do mundo, com idades entre 15 e 45 anos, tem endometriose
Uma a cada dez mulheres do mundo, com idades entre 15 e 45 anos, tem endometriose - Reprodução EBC | Agência Brasil

O Programa Brasil de Fato desta terça-feira (28) traz como pauta a endometriose, uma doença que atinge apenas as mulheres, causa muitas dores e pode gerar infertilidade.

Apesar de muito comum — cerca de 15% das mulheres brasileiras sofrem com a enfermidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) —, a endometriose ainda não é tão conhecida. O ginecologista Hélio Sato, médico especializado em doença, explica que o diagnóstico deve ser feito pelo histórico da paciente. “Se ela tem uma dessas queixas, como cólica, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar, só isso já nos obriga a pedir exames mais específicos, como a ressonância magnética da pelve e ultrassom endovaginal para o mapeamento específico da endometriose”.

Você ouve também os detalhes sobre a situação das prisões em Manaus. A empresa Umanizzare, que administra quatro presídios na capital e recebeu R$ 836 milhões nos últimos 5 anos em contratos de concessão pública, teve mais de 50 pessoas mortas em brigas internas dentro das unidades.

Ouça ainda a pergunta do quadro Fala Aí, sobre os limites da liberdade de expressão na internet. Quem respondeu foi o autor do livro “Cidadania e Internet – entre a representação midiática e a representatividade política” e Doutor em Comunicação e Cultura, Política e Tecnologia pela UFRJ, Gustavo Barreto.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.

Edição: Michele Carvalho