Raio x

Quem é a oposição ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela?

De Juan Guaidó a Henrique Capriles: conheça os perfis dos principais líderes opositores venezuelanos

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Juan Guaidó e Leopoldo López se apresentam hoje como os principais líderes de uma oposição que planeja um golpe de Estado
Juan Guaidó e Leopoldo López se apresentam hoje como os principais líderes de uma oposição que planeja um golpe de Estado - Foto: Reprodução/Twitter

Avançam os diálogos entre oposição e governo da Venezuela na Noruega durante esta semana. Pelo lado do Poder Executivo, o ministro do Poder Popular para a Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, preside a delegação. Já pelo lado do deputado opositor e autoproclamado presidente do país, Juan Guaidó, está o advogado Gerardo Blyde e o deputado Stálin González, ambos do partido Um Novo Tempo.

Continua após publicidade

Apesar de Guaidó figurar como o líder opositor e ter sido um dos nomes mais procurados no Google pelo mundo durante os dias 20 a 26 de janeiro, durante o episódio da autoproclamação como presidente encarregado, não foram convocados para dialogar com o governo membros da sua agrupação, o partido Voluntad Popular (Vontade Popular). Isso, porque a oposição venezuelana, durante muitos anos se organizou na chamada Mesa de Unidade Democrática (MUD), que aglutina 33 partidos.

Muitas das principais figuras da MUD já atuam na política venezuelana há anos e foram protagonistas de outra tentativa de golpe durante os 20 anos de Revolução Bolivariana, como em 2002, contra o presidente Hugo Chávez. Ou nos protestos violentos, as chamadas “guarimbas”, de 2014 e 2017. Também foram autores do atentado com drones explosivos contra Nicolás Maduro, em agosto de 2018.

Enquanto isso, a figura de Guaidó assume protagonismo nacional e internacional apenas a partir de 2019. Ou seja, há muita história antes da publicização de seu nome.

Nesse vídeo, conheça um breve perfil dos principais atores da oposição venezuelana que estarão representados nas mesas de negociação entre governo e opositores na Noruega.

Edição: Vivian Fernandes