O Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (12) fala sobre a luta do Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil. Dados do IBGE apontam que 2,4 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, entre cinco e 17 anos, estão trabalhando. De acordo com o Observatório Digital do Trabalho Escravo, entre 2003 e 2018, mais de 900 crianças foram resgatadas em condições análogas à escravidão.
O Brasil de Fato conversou com Marcus Barberino Mendes, diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. Ele afirma que, na maior parte dos casos, a exploração de mão de obra infantil está atrelado ao trabalho escravo.
“Criança não tem que trabalhar, tem que sonhar e sonhar com tudo o que é possível. O que a gente chama de trabalho infantil é uma das formas mais nefastas de exposição dos brasileiros, que é submeter qualquer ser humano com menos de 14 anos a qualquer forma de trabalho que retire suas possibilidades de futuro. (…) Ainda reúnem uma segunda negação absoluta da cidadania, que são crianças submetidas a trabalho escravo. Isso é muito recorrente no Brasil”, comenta.
Dia 12 de junho é também o Dia dos Namorados no Brasil e dados do IBGE mostram que, de um universo de 1 milhão de pessoas que se casaram em 2017, 50 mil tem mais de 50 anos.
Você confere também notícias sobre a Reforma Trabalhista promulgada em 2017, e os recentes casos de abusos trabalhistas que colocaram o Brasil na Lista Suja do Trabalho Escravo da OIT.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.