Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Greve Geral

Editorial | Qual o nosso papel e por que fazemos greve?

Nesta primeira edição de retomada, o BdF RN vem apontar os motivos e os porquês de o povo estar nas ruas

13.jun.2019 às 15h13
Natal (RN)
Redação
Em meio aos ataques do Governo contra os trabalhadores, o BdF RN volta para somar às lutas

Em meio aos ataques do Governo contra os trabalhadores, o BdF RN volta para somar às lutas - Joaquim Neto

Historicamente, os jornais e os folhetins desempenharam uma função importante no contexto social em que estavam inseridos. Foi assim durante a Ditadura Militar, com O Pasquim, fundado em 1969 como um artifício de contra-cultura na época, combatendo o regime com humor e uma pitada de malícia. Do mesmo modo, aconteceu durante os últimos anos de Império, quando os jornais fomentaram o processo de mudança dos sistemas entre o Brasil-Império e Brasil-República. No contexto atual, não é diferente e é por isso que o jornal popular Brasil de Fato RN volta às ruas de Natal e de várias cidades do estado, como um instrumento de combate aos ataques da direita e do governo Jair Bolsonaro (PSL).
O Brasil de Fato (BdF) surgiu no país em 2013, com edições regionais em algumas cidades, como Rio de Janeiro, Recife, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Enquanto que, no Rio Grande do Norte, a primeira edição foi em janeiro de 2018. Ao longo do ano passado, o BdF cumpriu sua tarefa na luta combatendo e denunciando a política elitista, liberal e entreguista do governo Temer, além colocar mais força nas trincheiras da esquerda potiguar. Agora, ele volta a circular com a mesma proposta e ainda mais engajado no conflito pelas ideias do atual governo.
A linha editorial do jornal segue em defesa da democracia, pelos direitos do povo e contando histórias que a mídia comercial, por muitas vezes, silencia. Isso porque o Brasil de Fato acredita na democratização dos meios de comunicação de massa como uma das saídas para a crise social e política que assola o país, além de possibilitar justiça e maior liberdade do povo. Não à toa, o jornal está firmemente vinculado à luta social por direitos básicos, como direito à terra, educação, moradia,e seguridade social.
Nesta primeira edição de retomada, o BdF vem apontar os motivos e os porquês do povo estar nas ruas, junto com os movimentos sociais e centrais sindicais construindo a Greve Geral da classe trabalhadora, em 2019. A comunicação popular é imprescindível nestes momentos da história porque elas não estão ligadas à grandes conglomerados econômicos e não, necessariamente, atendem aos interesses do governo, abrindo possibilidade para narrativas diversas e diferentes das que estarão nas televisões.
A Greve Geral de 2019 é uma resposta dos trabalhadores e trabalhadoras para defender as conquistas alçadas em outras gerações, como a previdência social. O dia 14 de junho de 2019 deve ser lembrado nos próximos anos como o momento que as fábricas pararam, os transportes e o grande capital tiveram seu funcionalismo interrompido porque homens e mulheres foram protagonistas da derrubada da proposta de reforma da previdência que Jair Bolsonaro propõe.
Por isso, o BdF está ao lado do proletariado no combate das falsas propagandas do governo, as quais vendem a Reforma da Previdência como a solução para a crise econômica que o Brasil enfrenta; ao lado dos estudantes para defender a educação pública universal de qualidade; e ao lado dos professores, pelo ensino, a pesquisa, a ciência e o desenvolvimento do Brasil.
 

Editado por: Marcos Barbosa
Tags: bdf rnbrasil de fato rio grande do nortebrasil de fato rneditorialrio grande do nortern
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Rodovia e pedágios

‘Nova Raposo é um projeto incompatível com o século 21’, critica ambientalista

GENOCÍDIO

Israel mata 120 palestinos que buscavam ajuda e total de mortes em Gaza chega a 55 mil

EXTREMA DIREITA

Em visita a Israel, Javier Milei anuncia mudança da embaixada argentina no país de Tel Aviv para Jerusalém

TEATRO

Clássico do suspense, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ volta aos palcos do Recife

ATMOSFERA DE CRISE

EUA vivem nova ‘caça às bruxas’ com perseguição de imigrantes, diz internacionalista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.