Futebol

Em Natal, população acompanha seleção brasileira no mundial feminino

Transmissão do jogo da Seleção Brasileira reúne centenas de torcedoras em Neópolis

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Natalenses acompanham os jogos da Seleção na capital potiguar
Natalenses acompanham os jogos da Seleção na capital potiguar - Isadora Morena

No último domingo (09), a da torcida natalense acompanhou a estreia da seleção na Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 contra a Jamaica. A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 teve início na última sexta-feira (07). O torneio acontece a cada quatro anos e reúne equipes de 24 países. Neste ano, a disputa se dá na França. Esta é a primeira vez – desde 1991, quando foi realizado o primeiro Mundial de Futebol Feminino – que uma emissora de televisão aberta transmite os jogos da Seleção Brasileira.
Em um bar no bairro de Neópolis, centenas de pessoas, maioria mulheres, acompanharam a partida, que mobilizou as redondezas do bairro. A fisioterapeuta e estudante de estudante de educação física Ana Beatriz Melo, 25, esteve lá. Para ela, é muito importante espaços de transmissão dos jogos femininos de futebol, por conta da pouca visibilidade que possui quando comparado às partidas do masculino. “É importante esse espaço para as mulheres assistirem com as amigas. Quando a gente consegue ter um espaço, juntar um monte de gente e permite a visibilidade do futebol feminino, ele vai ganhando importância”, afirma Ana, que pratica futebol no time da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A estudante Amanda Silva, 21, que também é jogadora, também vê importância na transmissão dos jogos da Copa do Mundo. “O futebol feminino já vem crescendo muito. Ter espaços como esse traz à tona tudo o que queríamos: reunir mulheres para assistir futebol feminino. Eu falo de representatividade, espaços como esse trazem mudança no cenário atual”, reforça. 
Júlia Maria, 24, é diretora do Cruzeiro de Macaíba, único representante de futebol feminino do Rio Grande do Norte. Em relação ao cenário de futebol feminino local, ela afirma que no princípio eram baixas as expectativas, mas que a coisa vem mudando. “Estamos começando a criar, agora, uma maior valorização, trazendo também meninas de outros estados, fazendo um trabalho mais profissional na parte do marketing e na divulgação, para tentar alavancar esse fenômeno esportivo que em ascensão que é o futebol feminino”. 
Ela comemora, também, que o maior rival do Cruzeiro, o União, esteja se estruturando, para estimular as competições potiguares. “Tivemos a volta do time que era nosso rival, o União, que tinha acabado ano passado. Acredito que vamos ter um grande confronto estadual pela frente. É um cenário que está crescendo, tem poucos times, mas a ideia é disseminar essa ideia”, conclui.    
Na quinta-feira (13), às 13h, o Brasil encara a Austrália. Já na terça-feira seguinte (18), às 16h, a seleção enfrenta a Itália. A final da Copa do Mundo acontece no dia 7 de julho.
 

Edição: Marcos Barbosa