Rio de Janeiro

GREVE GERAL

Quase 50 sindicatos já confirmaram participação na Greve Geral, no Rio de Janeiro

No Rio, trabalhadores de todo estado se organizam para parar atividades na sexta (14)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A Greve Geral desta sexta-feira deve reunir ainda mais manifestantes que nas últimas duas manifestações nos dias 15 e 30 de maio
A Greve Geral desta sexta-feira deve reunir ainda mais manifestantes que nas últimas duas manifestações nos dias 15 e 30 de maio - Jaqueline Deister

Assim como em todo o Brasil, no estado do Rio de Janeiro trabalhadores e trabalhadores estão se preparando para a Greve Geral marcada para a próxima sexta-feira (14). Além das principais centrais sindicais do país, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas), no Rio mais de 46 organizações sindicais estão organizando suas categorias para protestar contra a reforma da Previdência e outros retrocessos do governo Bolsonaro. 

Em entrevista ao programa Brasil de Fato, o diretor do Sindicado dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro – NF), Sérgio Borges, avaliou que apesar do diálogo com os trabalhadores ser sempre um desafio, tem percebido um aumento no número de trabalhadores interessados em participar da mobilização.  

“O diálogo é sempre muito difícil, porque em meio a esse clima de ódio e todos os ataques do governo, o trabalhador e a trabalhadora ficam com receio de se organizar. Mas por outro tem aumentado o nível de consciência da classe trabalhadora. Eles têm entendido que é necessário fortalecer as instituições sindicais, necessário ajudar a financiar e que é a luta organizada da classe trabalhadora que vai garantir os seus empregos e os seus direitos”, contou Borges. 

Além da paralisação nos locais de trabalho, durante o dia 14 também vão acontecer mobilizações nas regiões centrais das cidades em todo o Rio de Janeiro. “A ideia é fazermos atos ao longo do dia para chamar atenção da população sobre esses ataques que tem acontecido, gerando desemprego, ataques à educação pública, mas lembrando que o eixo principal dessa greve geral do dia 14 é o ataque contra a Previdência pública brasileira”, acrescentou o petroleiro. 

Além dos sindicatos, a mobilização também terá participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do movimento estudantil. Entre as categorias confirmadas estão professores, bancários, aeroviários, rodoviários, petroleiros, radialistas, enfermeiros, domésticas, moedeiros. 

Veja lista das entidades do Rio que já aprovaram greve:


1)Rodoviários
2) SinproRio
3) Sepe redes municipais e estadual
4) Bancários de Campos
5) Bancários de Macaé
6) Sindipetro Caxias
7) Sintufrj
8) Sisejufe
9) ANDES
10)SINTUR-RJ
11)FASUBRA
12)Sindscope (Colegio Pedro II)
13)Setor elétrico- Sintergia na Greve do dia 14
14)SINDPEFAETEC
15)SINTUPERJ
16)SINASEFE
17)Sindipetro NF
18)Sindomesticas NI
19)Sintifrj
20) radialistas 
21) enfermeiras
22) Sintuff
23)aduff
24) Bancários de Niterói
25) Sintsaude
26) Asfoc
27) Bancários Baixada 
28) Bancários Petrópolis 
29) Sindpsi
30) Sindpetro RJ
31) EBC
32) Bancários Rio
33) sindjustiça
34) Asduerj
35) senge
36) AdCefet 
37) Asibama/RJ 
38) Sintsama
39) Sitramico /RJ
40) sindicato Nacional da casa da moeda
41)sintfort 
42) aeroviários
43) sindsep
44) ASBN
45) Bancários Três Rios
46) Adur

Edição: Mariana Pitasse | Redação: Flora Castro | Entrevista: Denise Viola