QUEDA DE BRAÇO

Bolsonaro demite general que se opõe à privatização dos Correios

Presidente da estatal afirmou em audiência pública que venda prejudicaria a maioria das brasileiras

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
General Juarez Cunha afirmou na Câmara que empresas só querem "a parte boa" dos Correios
General Juarez Cunha afirmou na Câmara que empresas só querem "a parte boa" dos Correios - Pablo Valadares | Agência Câmara

Um dia depois de demitir o general Carlos Alberto dos Santos Cruz da Secretaria de Governo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (14) a exoneração de outro militar de alta patente. Em café da manhã com jornalistas, Bolsonaro afirmou que irá demitir nos “próximos dias” o general Juarez Aparecido de Paula Cunha da presidência dos Correios, por ele ter “se comportado como sindicalista”.

Continua após publicidade

Cunha é da ala militar que se opõe à privatização de empresas estatais. No último dia 5 de junho, Cunha participou de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa na Câmara dos Deputados e, diante de um plenário composto por sindicalistas e parlamentares de oposição, disse que uma eventual privatização dos Correios venderia somente a parte lucrativa da empresa.

“Se privatizarem uma parte dos Correios, eu acredito que vai ser do lado bom, o que tirar daqui vai faltar lá. E quem vai pagar essa conta? Esse alguém será o Estado brasileiro ou o cidadão brasileiro que paga imposto. É um negócio complicado”, disse.

Atualmente, segundo os Correios, as operações da empresa têm saldo positivo em 324 municípios. O “lucro” de tais operações ajuda a financiar os serviços nas demais 5.246 cidades brasileiras.

“Essa é uma empresa estratégica, autossustentável, insubstituível, é uma empresa cidadã, trabalha ao lado do cidadão, orgulho do Brasil, presente na vida do Brasil”, disse Cunha na audiência.

Segundo o general, os Correios têm 11,9 mil agências e 103.405 empregados - 87% em funções operacionais e 13% administrativas, sendo 55,6 mil carteiros.

Bolsonaro não informou, no café com jornalistas, quem substituirá Cunha.

Edição: João Paulo Soares