ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Candidata de centro-esquerda sai na frente e vai ao segundo turno na Guatemala

A ex-primeira dama Sandra Torres e o conservador Alejandro Giammattei voltam a se enfrentar nas urnas em agosto

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ex-esposa de Álvaro Colóm, que governou o país entre 2008 e 2012, Torres liderou as pesquisas de intenção de voto durante várias semanas
Ex-esposa de Álvaro Colóm, que governou o país entre 2008 e 2012, Torres liderou as pesquisas de intenção de voto durante várias semanas - Foto: Johan Ordonez/AFP

A ex-primeira dama Sandra Torres, do partido Unidade Nacional Esperança (UNE, de centro-esquerda) e Alejandro Giammattei, do Vamos (centro-direita), disputarão o segundo turno das eleições presidenciais da Guatemala, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira (17) pelas agências de notícias.

Com 97% das seções eleitorais apuradas, Sandra Torres conquistou até o momento 25,27% dos votos, contra 13,93% do candidato conservador. O segundo turno das presidenciais está previsto para ocorrer em 11 de agosto.

Após a divulgação, Torres sinalizou que irá buscar alianças para vencer o pleito. “O país precisa de unidade: unir o campo com a cidade, os trabalhadores com a comunidade empresarial e também a sociedade civil, em todos os setores”, afirmou.

Ex-esposa de Álvaro Colóm, que governou o país entre 2008 e 2012, ela liderou as pesquisas de intenção de voto durante várias semanas. Ao mesmo tempo, a candidata enfrenta altos índices de rejeição.

O centrista Admond Mulet, ex-funcionário da ONU, ficou em terceiro lugar, com 11,18% dos votos. A candidatura do conservador ganhou força nas últimas semanas. Ao todo, 19 candidatos participaram do pleito.

Durante a campanha, Torres prometeu combater os traficantes colocando soldados nas ruas. A candidata também defendeu a implementação de programas de assistência social para diminuir a pobreza. 

As presidenciais ocorreram no domingo (16). Segundo o Tribunal Eleitoral da Guatemala, a divulgação dos resultados definitivos pode levar até duas semanas.

Edição: João Paulo Soares