governo trump

Alexandria Ocasio-Cortez afirma que EUA “têm campos de concentração”

Congressista democrata utilizou termo para se referir a prisões para imigrantes

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Deputada também criticou a gigante do comércio digital Amazon
Deputada também criticou a gigante do comércio digital Amazon - Foto: Drew Angerer/Getty Images North America/ AFP

Deputada do Congresso dos EUA, a democrata Alexandria Ocasio-Cortez causou polêmica em seu país após transmitir um vídeo pelo Instagram, na última semana, no qual qualificou as prisões em que imigrantes são detidos como “campos de concentração”. 

“Os Estados Unidos têm campos de concentração na fronteira sul. É isso o que são. São campos de concentração” afirmou no vídeo. 

Ocasio-Cortez passou a ser questionada pela classificação, tanto nas redes sociais quanto por políticos conservadores, que viram uma comparação desmedida com outros momentos históricos, como o nazismo alemão e o Holocausto. 

A democrata replicou, desta vez pelo Twitter: “Para os republicanos que gritam e não sabem a diferença: campos de concentração não são o mesmo que campos de extermínio. Os especialistas consideram que campos de concentração são [para] ‘a detenção em massa de civis sem julgamento’. E isso é exatamente o que está fazendo esse governo”.

Polêmicas

Outra recente polêmica de Ocasio-Cortez foi a afirmação de que os lucros da Amazon, gigante do comércio digital, e a fortuna de seu fundador, Jeff Bezos, se baseiam em “salários de fome” pagos aos empregados da companhia. 

A Amazon respondeu, afirmando que se trata de uma empresa “líder no pagamento de um salário mínimo de 15 dólares [por hora]” desde o início da empresa.

A companhia tem sido alvo de críticas nos EUA pelas condições de trabalho e é acusada de reprimir a sindicalização de seus empregados, ao mesmo tempo em que se vale de isenções fiscais federais. Jeff Bezos é considerado o homem mais rico do mundo com um patrimônio estimado em quase 150 bilhões de dólares. 

 

Edição: Vivian Fernandes