Qual é o bairro

Alecrim: o centro comercial de Natal (RN)

Bairro que foi construído em forma de xadrez, é hoje um dos pontos mais populosos da capital potiguar

Brasil de Fato | Natal (RN) |
O Alecrim é conhecido por ser um bairro com grande diversidade comercial
O Alecrim é conhecido por ser um bairro com grande diversidade comercial - Prefeitura do Natal/Divulgação

O Alecrim é um dos bairros mais tradicionais de Natal (Rio Grande do Norte), e se destaca por ser, hoje em dia, um importante centro comercial. Oficialmente criado em 1911, as avenidas do bairro foram traçadas em forma de xadrez, sendo conhecidas por suas numerações que nada tem a ver com os americanos, como reza a lenda. 
A determinação de enumerar as avenidas partiu do Prefeito Dr. Omar O’Grady, em 1929, portanto, antes da II Guerra Mundial.  O bairro é batizado com o nome da planta que benze e afasta o mau olhado. 
Há algumas versões sobre sua origem. Em uma delas, Câmara Cascudo nos conta que os moradores tinham o costume de colocar na frente de suas casas um ramo de Alecrim. Em outra, uma rezadeira ofertava a planta aos cortejos fúnebres que passavam por sua porta. 
O bairro é, historicamente, conhecido por sua relação com o cemitério, que possui a responsabilidade de salvaguardar a memória da primeira morada dos mortos de Natal. Fora dos limites da cidade, que à época se resumia aos bairros da Ribeira e Cidade Alta, a construção do cemitério se deu em 1856, devido a um surto de cólera no ano anterior. 

Edição: Marcos Barbosa