Fotografia

UECE recebe exposição sobre Povo Tremembé da Barra do Mundaú

Iniciando no Campus Itaperi, a exposição percorrerá todos os campi da UECE

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
As fotografias da exposição Iandé Á’Tã Joaju – Juntos Somos Fortes são de Marcos Vieira
As fotografias da exposição Iandé Á’Tã Joaju – Juntos Somos Fortes são de Marcos Vieira - Celso Aquino

A exposição fotográfica Iandé Á’Tã Joaju – Juntos Somos Fortes, com fotografias de Marcos Vieira, que fica aberta à visitação até o dia 30 de julho, tem como objetivo retratar a cultura, a arte e as faces das crianças, jovens, adultos e troncos velhos dos Tremembé da Barra do Mundaú.

“Para nós Tremembé da Barra do Mundaú, esta exposição de fotografias tem um significado importante para a luta que fazemos em defesa de nosso território, ela retrata elementos que mantém viva a nossa esperança de um dia ter nossa terra demarcada”, conta a jovem liderança indígena Mateus Tremembé. E continua: “estamos super felizes por ver a nossa cultura e tradição sendo apreciada e exposta dentro da Universidade Estadual do Ceará (UECE)”.

As fotografias da exposição Iandé Á’Tã Joaju – Juntos Somos Fortes são de Marcos Vieira. Sobre elas, o jornalista e escritor Flávio Paiva escreve, na apresentação da exposição, que elas são “essencialmente uma reafirmação do lugar do olhar imerso em matizes culturalistas, aproximando o que está dentro com o que está fora da imagem”. Ainda segundo Flávio, “cada imagem captada por ele não é apenas um gesto de corte do real, mas uma religação de histórias, de memórias e de imaginários”.

Exposição itinerante
Iniciando no Campus Itaperi, a exposição percorrerá todos os campi da UECE distribuídos pelo Ceará, com o objetivo não apenas da apreciação das fotografias, mas, sobretudo, de refletir sobre as populações indígenas.

Para Ruan Rodriguez, que esteve na estreia da exposição, a amostra deixou um sentimento de resgate da memória. Boliviano, radicado no Ceará ressalta que no Brasil é preciso ir para o interior para conhecer de perto a cultura indígena. “Ver as imagens com o que ela reflete, um sentimento de luta, de reconhecimento diante dessa sociedade”.

Cristina Nascimento, coordenadora do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), afirma a importância da amostra para a entidade, “Para nós do Cetra apoiar, viabilizar, estar junto é sempre um momento de alegria, satisfação e de muita resistência. Para nós essa exposição é a reafirmação do lado da história que o Cetra sempre se construiu que é o lado popular, o lado da classe trabalhadora.”
A exposição é realizada pelo Cetra, através do projeto Ação Tremembé, em parceria com o Povo Tremembé da Barra do Mundaú e apoiada pela União Europeia, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) e UECE.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica Iandé Á’Tã Joaju – Juntos Somos Fortes

UECE Campus Itaperi - Fortaleza, 02 a 30 de julho. Funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta.
FACEDI - Itapipoca, 1º e 15 de agosto.
FECLESC – Quixadá, 17 a 30 de agosto.
FAEC – Crateús, 02 a 15 de setembro.
FECLI – Iguatu, 17 a 30 de setembro.
FAFIDAM - Limoeiro do Norte, 02 a 15 de outubro.
UECE Centro de Humanidades - Fortaleza, 02 a 30 de dezembro.

Edição: Monyse Ravena