RÁDIO

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 06/07/2019

Governo tenta aprovar desmonte da Previdência em plenário na próxima semana

Belo Horizonte

,

Ouça o áudio:

Governo Bolsonaro vai liberar R$ 20 milhões para cada deputado que votar a favor da reforma / Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O destaque desta edição é a tentativa do governo Bolsonaro (PSL) em aprovar o desmonte da Previdência a todo custo. Vale tudo. Vale até o velho "toma lá, dá cá" que Bolsonaro tanto criticou quando ainda era candidato. O governo chegou a prometer R$ 20 milhões em emendas parlamentares a cada deputado que votar a favor da reforma. O texto deve ir a plenário, em primeiro turno, já na próxima semana. 

Ao mesmo tempo, a popularidade do governo vira pó. As novas revelações do The Intercept mostram que ministro Sérgio Moro, quando juiz, trocou figurinhas até com a apresentador global Fausto Silva. O apresentador confirmou a conversa, fazendo cair por terra a versão de Moro segundo a qual o conteúdo dos vazamentos seria falso. Para colunista João Paulo Cunha, Moro não sustenta mais o mito de herói nacional. 

Em Belo Horioznte, no Alto Vera Cruz, o projeto Favela HackLab ensina crianças e adolescentes a produzirem seus próprios materiais, reaproveitando outros materiais. E tem comunidade existente há décadas que agora está ameaçada de despejo. A Vila dos Teixeira resiste contra um processo aberto em 1970 e que, segundo famílias, está eivado de ilegalidades. 

E, neste fim de semana, termina a Copa América no Brasil. Brasil e Peru decidem o título no Maracanã. O evento foi marcado pela emoção nos gramados e pelo baixo público. Apesar dos espaços vazios, organizadores tiveram receitas de bilheteria multimilionárias. Maior parte do povo, que financiou a reforma ou construção das modernas arenas, assiste tudo de longe. 

Edição: Minas Gerais