Paraíba

PREPARAÇÃO

Encontro para a Marcha das Margaridas acontece em João Pessoa esse domingo (7)

Evento Nacional acontece em Brasília dias 13 e 14 de agosto

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Movimentos feministas se encontram nesse domingo para organizar comitiva, de João Pessoa, que vai para Marcha das Margaridas em agosto.
Movimentos feministas se encontram nesse domingo para organizar comitiva, de João Pessoa, que vai para Marcha das Margaridas em agosto. - Reprodução

A Marcha das Margaridas vai acontecer este ano, em Brasília, dias 13 e 14 de agosto. O evento aconteceu pela primeira vez nos anos 2000 e marca a organização das trabalhadoras do campo, das florestas e da cidade em torno da defesa de direitos. Esse ano, é a sexta edição da Marcha que acontece a cada 4 anos, inspirada na história de luta da líder sindical paraibana, Margarida Maria Alves, assassinada a mando de usineiros, em 1983, em Alagoa Grande (PB).

Em João Pessoa (JP), o processo de organização das mulheres para participar da Marcha das Margaridas teve início e este domingo (07) acontece no Mosteiro de São Bento, partir das 8h30, o encontro preparatório para as mulheres da região de João Pessoa que vão participar das Margaridas em Brasília. O mosteiro fica localizado na Rua General Osório, no Centro. O Objetivo do evento é dá formação às mulheres e socializar as orientações e organizar o número de ônibus de JP que vai para Brasília. Também será o momento em que serão definidas a quantidade de participação de mulheres pessoenses e da região, nas Margaridas, assim como uma política de finanças para angariar fundos para o deslocamento das mulheres até o Distrito Federal.

A previsão nacional de participação de mulheres na Marcha das Margaridas é de 100 mil mulheres do campo, das cidades e da floresta. Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos filiados, a Marcha das Margaridas é construída em parceria com os movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais. O lema da Marcha esse ano é "Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência".

Edição: Heloisa de Sousa