Saúde

De tradição oriental, a prática de ioga traz benefícios para o corpo e a mente

Conheça um pouco mais sobre essa filosofia milenar e saiba os cuidados necessários na hora de praticá-la

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Os diversos ramos da ioga, variam de acordo com o instrutor e a necessidade de cada corpo
Os diversos ramos da ioga, variam de acordo com o instrutor e a necessidade de cada corpo - Tiago Lima

Envolvendo mente e corpo, ioga (ou yoga) é uma filosofia e prática milenar relacionada a atividades físicas de tradição hindu, exercícios de postura e meditação. Configurando-se como um estilo de vida, a ioga contribui para o bem-estar, o autoconhecimento e traz diversos benefícios para um corpo mais saudável.
Formada em ballet clássico e especializada em terapias corporais como pilates e ioga, a professora Alana Reis define a prática como sinônimo de amor, gentileza e respeito. “Em sânscrito, ioga significa união entre corpo, mente e espírito. Entre céu, corpo físico e terra. É a tríade que nos constrói, que nos sustenta. Falar de ioga vai além das posturas, a prática física é só um dos caminhos para trabalhar esse caminhar de acesso interno”, explica.
Existem diversos ramos de ioga, que irão variar de acordo com o instrutor e a necessidade de cada corpo. As mais conhecidas são: hatha yoga, ashtanga vinyasa, kundalini, vinyasa, acro yoga, yoga integrativa, hot yoga e yoga multidimensional. 
Alana é adepta da hatha vinyasa yoga, prática que vem desenvolvendo e ensinando há três anos. Ela explica que essa modalidade é bastante completa, com atividades cardiovasculares, o que contribui para a eliminação de toxinas e melhora a qualidade da respiração, equilíbrio, tonicidade muscular e alongamento.
Dentre os principais benefícios da ioga, estão o autoconhecimento e o desenvolvimento de uma mente mais tranquila e equilibrada. A professora lembra que a prática também ajuda a melhorar a qualidade do sono e diminuir níveis de estresse, além aperfeiçoar a conscientização corporal e a conexão do corpo sutil –  interno – com o corpo físico.
Silvia Sol, aluna de Alana, conta que a prática tem sido benéfica, também, para melhorar o controle da respiração, “que na maioria das vezes a gente nem lembra... só lembra quando falta”, brinca. Para Silvia, trabalhar a respiração é, também, trabalhar as células do corpo, a mente e a energia vital. “Os benefícios da ioga são muitos, trabalha o ser humano de uma forma integral e vai além do momento da prática, se instala dentro de si, em diferentes momentos da vida”, completa.
Conhecer os limites
Como toda atividade física, ioga contribui para o melhor funcionamento do corpo, mas é importante ter algumas medidas de cautela. Sobre os cuidados que devem ser tomados na prática, a professora Alana explica que “cada corpo é um corpo” e o primeiro preceito a ser seguido é a “ahimsa”, que quer dizer "não violência". 
“É sobre respeitar seus limites, reconhecendo que cada ser é único e que cada ritmo é único também. Ninguém precisa ser ou fazer igual a ninguém. Dentro do tempo de cada corpo, cada um vai aperfeiçoando e descobrindo sua prática. Então, o principal cuidado é se observar”, reforça.
Em relação à prática de ioga aliada a outras atividades físicas, como musculação, pilates ou corrida, Alana afirma que é uma opção saudável e que não deve trazer qualquer prejuízo para o corpo: “ioga é muito interessante para auxiliar no alongamento e na respiração. Só acrescenta para as outras atividades”. Silvia Sol, por exemplo, também é praticante de tribal fusion, uma dança étnica contemporânea.
É recomendado que a prática em ioga seja realizada, preferencialmente, com acompanhamento de um profissional qualificado, podendo ser em academias especializadas, em casa ou em locais públicos. Em Natal, existem grupos que se reúnem para práticas livres no parque das Dunas e nas praias da cidade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também são oferecidas aulas no Núcleo de Yoga. 

Edição: Isadora Morena