Espaço Sindical

Fetam/RN prioriza discutir questões LGBTQ+ após Internacional do Serviço Público

Congresso, ocorrido em Buenos Aires, também centralizou a conjuntura atual e a luta contra as retiradas de direitos

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Presidente da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN) Francisco de Assis
Presidente da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN) Francisco de Assis - Arquivo Pessoal

Após o congresso da Internacional do Serviço Público (ISP), a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN) assume o desafio de estar responsável por discutir questões LGBTQ+ no meio público para combater discriminações no ambiente de trabalho. Isso é o que declara Francisco de Assis, presidente da entidade, que esteve no encontro, realizado em Buenos Aires entre os dias 24 e 28 de junho, com a prioridade de apontar estratégias para a garantia dos direitos dos servidores públicos.

Segundo ele, a ISP apostou na organização de comissões dentro do próprio congresso para funcionar como núcleos que possam discutir questões identitárias como gênero, raça, LGBTQ+ e juventude. A Fetam/RN foi inclusa dentro de uma comissão que irá refletir e discutir a luta LGBTQ+ com os servidores públicos.  

Francisco de Assis aponta que, com isso, a Federação planeja como melhor estruturar essa tarefa. O presidente comentou que em breve haverá audiências públicas com entidades, base sindical, movimento social e quem estivesse interessado porque essa é uma das formas de trazer para o espaço do trabalho a violência que acontece com a classe e que esse debate, infelizmente, não chega aos espaços do funcionalismo público tão fácil.  

Eixos centrais

Além das questões de gênero, a ISP também trouxe em destaque para se discutir os ataques ao serviço público; o combate e o fim da corrupção; a extinção da terceirização; justiça fiscal e preservação do ambiente. Essas pautas foram tiradas como norteadoras dos próximos anos para as federações. 

O presidente da Fetam/RN ressalta que esses temas foram destacados devido a atual conjuntura e devido aos ataques aos direitos dos servidores públicos. “O que está acontecendo nas Américas já aconteceu na maioria dos países, agora o Brasil está no processo”.
 

Edição: Marcos Barbosa