Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Jornalista alemão irá repercutir remoções das famílias da vila Nazaré em seu país

Quase 2 mil famílias da vila Nazaré estão sendo ameaçadas para deixarem o local, por conta da ampliação do aeroporto

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Para o jornalista, apesar da precariedade de vida dos moradores, o que os moradores querem é manter o espaço que ocupam durante sua vida
Para o jornalista, apesar da precariedade de vida dos moradores, o que os moradores querem é manter o espaço que ocupam durante sua vida - Fotos: Katia Marko

Nesta segunda-feira, dia 29, moradores da Vila Nazaré, localizada nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre, sairão em caminhada pela região. A manifestação marcada para as 18 horas, pretende chamar a atenção para o processo de remoção que estão sofrendo a mando da empresa alemã Fraport, ganhadora da exploração do principal aeroporto gaúcho por 25 anos.

Desde que a empresa se instalou, a partir de 2017 com o ganho da concessão, quase 2 mil famílias da vila Nazaré estão sendo ameaçadas para deixarem o local e ir para o loteamento Senhor do Bom Fim ou o loteamento Irmãos Maristas, bairro Rubem Berta, local conhecido como “Timbaúva”. Alguns moradores já vivem há mais de 60 anos no local.

No último sábado, dia 27, os moradores se reuniram com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST RS e da Associação dos Moradores da Vila Nazaré - AMOVIN para receber a visita do jornalista alemão Christian Russau, que tem acompanhado as manifestações dos moradores contra a decisão da empresa Fraport.

Moradores temem deixar local e ficarem abandonados e sem condições de vida

Para o jornalista, apesar da precariedade de vida dos moradores - na vila quase nenhuma rua é calçada, e a manutenção de esgoto e água é irregular - o que os moradores querem é manter o espaço que ocupam durante todo o seu tempo de vida ali, com a família, e que seja melhorado, arrumado e destinado à construção de moradias que possam dignificar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Na vila Nazaré a maioria dos moradores sobrevive com a coleta e revenda de material reciclável, situação vivida pelo seu Aldemir Francisco da Silva, morador há 40 anos na comunidade. Ele criou seus filhos ali e cuida atualmente de uma cunhada portadora de doença especial, juntamente com sua esposa. Eles se sentem assustados com a possibilidade de mudar para um local que não tenha as mínimas condições para o atendimento necessário familiar.

Segundo o depoimento de outra moradora, já corre um boato na vila que a mudança para o loteamento Timbaúva representa ameaças de morte aos moradores que chegarem agora, naquela região, devido a rivalidades.

ONG também destaca a situação dos animais

Também falou o presidente da Associação dos Moradores da Vila Nazaré (Amovin), Alex da Silva 

Além da situação de conflito presente na vida dos moradores da vila Nazaré por causa da imposição da empresa Fraport, há ainda a situação dos animais de estimação - cães e gatos, entre outros - que poderão ficar abandonados por seus donos, a partir da mudança. Na reunião do sábado, segundo a advogada da organização não-governamental PCAD (Projeto Castração de Animais Domésticos), Márcia Suarez, é significativa a invisibilidade que os representantes da empresa dão aos moradores e aos seus animais de estimação, juntamente com os policiais contratados para forçar a remoção das famílias e a demolição das casas. "Não há um olhar para os humanos e os seus animais. Além disso, estamos cuidando de um cão que levou um tiro de um policial, numa clara demonstração de poder, como se dissesse: estamos atirando no seu cachorro, o próximo pode ser você", afirmou a advogada.

De outra forma, os moradores também manifestaram sua indignação pelo uso da força policial que tem sido violenta e dura, com eles; que só têm recebido promessas de melhorias nos outros ambientes ofertados, mas que não há nenhuma realização concreta para que eles se mudem. De acordo com outra moradora, que faz parte da comissão de representantes da vila Nazaré, não há nenhuma construção em andamento na Vila dos Maristas, outro local indicado para a transferência dali. "Nem posto de saúde, nem escolas, nem posto policial, nenhum tipo de atendimento, conforme as promessas que nos fizeram”, disse a trabalhadora e mãe de família.

O jornalista Christian Russau que foi à vila Nazaré especialmente para conhecer a realidade da comunidade, manifestou total apoio aos moradores da vila Nazaré e ponderou que vai preparar reportagem sobre o assunto para os meios de comunicação da cidade alemã de Frankfurt, e denunciar os empresários da Fraport sobre as atitudes que eles têm tomado aqui em Porto Alegre em reunião de acionistas da qual participa enquanto representante da Associação de Acionistas Críticos na Alemanha (Dachverband Kritische Aktionäre). Russau também é membro da Kooperation Brasilien, rede alemã de organizações de solidariedade ao Brasil. Acompanha a trajetória das empresas alemãs no Brasil, principalmente mostrando suas influências na realidade brasileira e as violações de direitos decorrentes da atuação no país, como mostrou em seu livro “Brasil e Alemanha, 7x1 na economia”.

Enquanto isso os moradores da vila Nazaré continuam seus protestos nesta semana, inclusive devem estar presentes a uma audiência na Justiça que vai ocorrer nos próximos dias.

Edição: Katia Marko