Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 02/08/19

Decisão do STF sobre as mensagens da Vaza Jato e a demarcação das terras indígenas pela Funai são destaques

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Decisões do STF marcam principais ações do governo Bolsonaro
Decisões do STF marcam principais ações do governo Bolsonaro - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (02) traz notícias do judiciário brasileiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ontem, quinta-feira (01), que as mensagens obtidas por suspeitos de terem hackeado celulares de autoridades sejam enviadas à suprema corte.  

A decisão contraria o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que havia determinado a destruição do conteúdo. 

Seguindo nas notícias sobre a Justiça, o STF determinou, por unanimidade, que a demarcação de terras indígenas siga com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Por 10 votos a zero, o plenário declarou inconstitucional a Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro que retirava a função da Funai e transferia ao Ministério da Agricultura, tradicionalmente ocupado por ruralistas.

O ministro Celso de Mello, em seu voto, criticou duramente o “comportamento” de Bolsonaro. "Parece ainda haver, na intimidade do poder, um resíduo de indisfarçável autoritarismo, despojado sob tal aspecto quando transgride a autoridade da Constituição. É preciso repelir qualquer ensaio de controle hegemônico do aparelho de Estado por um dos poderes da República", afirmou.

E no quadro Mosaico Cultural, conheça um pouco mais da história de Bertha Lutz, cientista pioneira na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho