Semana Mundial de Aleitamento Materno

"Amamentar é um dos atos mais importantes para mãe e bebê", destaca Thais Bernardo

Enfermeira e consultora em amamentação, Thais comenta sobre a importância da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A participação de profissionais da saúde e suporte de parentes próximos é essencial nesta fase, que pode durar até dois anos.
A participação de profissionais da saúde e suporte de parentes próximos é essencial nesta fase, que pode durar até dois anos. - Pixabay

De 1 a 7 de agosto, acontece a 27ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, que busca incentivar as discussões sobre a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê.

Com o tema “Capacitar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, o evento chama a atenção para a segurança das mulheres na hora do aleitamento, assim como a participação dos familiares, profissionais da saúde e educação durante o processo, que pode durar até dois anos. 

A criação da semana foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1992, mas só chegou ao Brasil em 1999, com coordenação e divulgação feitos pelo Ministério da Saúde. 

Hoje, a amamentação é tema de debates na sociedade, pela exposição dos seios em público. Em março deste ano, o Senado aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei 514/2015, que assegura o direito das mães de amamentar em local público ou privado sem sofrer qualquer impedimento. Quem barrar o direito, será penalizado a pagar um valor de R$ 500 e prevê multa dobrada "no caso de registro da mesma infração dentro do período de dois anos" desde a primeira ocorrência.

Para debater a importância do tema para a saúde e conscientização pública, o Brasil de Fato entrevistou a enfermeira e consultora de amamentação Thais Bernardo. 

Confira a entrevista na íntegra.
 

Edição: Michele Carvalho