Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

MEMÓRIA

Editorial | Animai-vos povo bahiense: agosto é mês de luta para os trabalhadores

Este mês marca o início de um novo ano do jornal Brasil de Fato Bahia nas ruas e nas mãos dos baianos

14.ago.2019 às 11h44
Salvador (BA)
Redação
Ato com milhares de pessoas em defesa da Educação em Salvador

Ato com milhares de pessoas em defesa da Educação em Salvador - Levante Popular da Juventude

Há toda uma narrativa sobre agosto ser o mês do desgosto. Talvez porque seja o oitavo mês, marcando ⅔ do ano – as pessoas refletem sobre suas metas anuais inconclusas – ou porque é um mês que não têm feriados. Ou ainda porque seja o mês de volta das férias em muitos locais como escolas e universidades. O fato é que para nós, agosto marca o início de um novo ano do jornal Brasil de Fato Bahia nas ruas e nas mãos dos baianos. Chegamos à edição 13 do jornal, com enormes desafios, assim como toda a população brasileira, que nos últimos anos vem sofrendo as consequências de uma crise econômica, política e ambiental que gerou uma crise social com aumento de índices de pobreza, violência, desemprego e diversas enfermidades.
O povo brasileiro é gerado a partir do conflito, da resistência e luta permanente. Povo gerado a partir da dominação exploração do trabalho dos povos originários indígenas que aqui estavam antes da invasão dos portugueses; dos povos negros africanos trazidos nos navios negreiros e escravizados em situações subumanas; e dos portugueses e imigrantes de outros países trazidos ao longo dos séculos de consolidação do Estado brasileiro. O assalto das riquezas naturais brasileiras também é uma marca que carregamos, com uma economia dependente dos países centrais.
E foi em 12 de agosto de 1798, que se iniciou a Revolta dos Búzios ou Conjuração Baiana, em Salvador. Reunindo amplos setores da sociedade, com ideias da Revolução Francesa, de igualdade, liberdade e fraternidade. Que foi duramente combatida pelas classes dominantes. Os líderes foram enforcados em praça pública e os corpos colocados em partes da cidade de Salvador. João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, líderes da Revolta dos Alfaiates, em 2011 tiveram os nomes escritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais.
Também em 12 de agosto, só que de 1983, foi assassinada a líder camponesa Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande – PB, a mando de latifundiários que sentindo-se o dono da terra, tirou a vida de uma mulher que lutava contra a violência no campo, por direitos trabalhistas e por uma vida digna para os trabalhadores rurais.
É importante resgatar na memória coletiva as lutas, nossos heróis e heroínas e o fato de que a população brasileira nunca foi passiva aos mandos e desmandos das elites. Luta para nós é uma necessidade, não uma escolha. E é essa mensagem que o mês de agosto e seus acontecimentos deixam para nós.
Agosto está longe de ser mês de desgosto. É um mês de luta. Que venha mais um ano para o Brasil de Fato Bahia, que continuemos caminhando para consolidar um jornal com a cara do povo baiano, que carregue suas identidades, anseios e lutas.

Editado por: Elen Carvalho
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilização

Prisão de Cristina Kirchner pode reacender unidade no peronismo, avalia jornalista argentina

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Governo Federal fracassa em 3ª tentativa de leiloar área próxima a Fernando de Noronha para exploração de petróleo

GUERRA ECONÔMICA

Guerra entre Irã e Israel pode ter impacto direto no mercado do petróleo global

DitaduraA Advocacia-

AGU assinará acordo para indenizar família de Vladimir Herzog

Risco ambiental

Geógrafo denuncia ‘estratégia sorrateira’ do leilão da ANP para exploração de petróleo

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.