Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 16/08/19

Ouça notícias dos sobreviventes de Brumadinho, o lançamento da campanha “Moro Mente” e a nova onda do Criptofunk

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Como parte do Plano de Contenção de Rejeitos, a ETAF foi projetada para receber os sedimentos tóxicos do rio Paraopeba
Como parte do Plano de Contenção de Rejeitos, a ETAF foi projetada para receber os sedimentos tóxicos do rio Paraopeba - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (16) fala sobre a situação atual de Brumadinho, sete meses após o crime ambiental tirar a vida de quase 300 pessoas. Os sobreviventes convivem com maquinário da empresa e rejeitos da mineradora que ficaram no local. 

“Aqui não tem nada, não tem esgoto, não tem asfalto para eu carregar os blocos. Para construir essa casa, tive que buscar na linha, de carroça”, desabafa Fátima de Jesus, há 20 anos moradora da região.

As 70 famílias do Pires, bairro de difícil acesso, a 4 km do centro de Brumadinho, convivem com a indefinição sobre o destino dos rejeitos de mineração.

Ouça também sobre a campanha “Moro Mente” que denuncia os crimes cometido por Sérgio Moro na operação Lava-Jato, realizada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A ação tem o objetivo de explicar à população quais foram as infrações cometidas pelo ex-juiz.

E no quadro Mosaico Cultural, conheça as Organizações Não Governamentais (ONGs) do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, que estão usando a criptografia e o Funk para ajudar os moradores da favela a se proteger na internet e também na vida real.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
 

Edição: Michele Carvalho