DENÚNCIA

Policiais da Cidade do México são suspensos por envolvimento em caso de estupro

Caso ocorrido no início no mês gerou protestos feministas; já são 11 policiais processados pelo crime em 2019

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Policiais barram passagem de manifestantes durante protesto feminista na última segunda-feira (12) na Cidade do México
Policiais barram passagem de manifestantes durante protesto feminista na última segunda-feira (12) na Cidade do México - Divulgação/Twitter

Seis policiais da Cidade do México foram suspensos de suas funções após serem acusados de envolvimento no estupro de uma jovem de 17 anos. A suspensão foi anunciada na terça-feira (13) pela prefeita da cidade, Claudia Sheinbaum, após uma jornada de mobilização feminista realizada no dia anterior, quando centenas de manifestantes protestaram em frente à sede da Procuradoria Geral para exigir justiça.

A vítima afirma que o estupro aconteceu no dia 3 de agosto, em Azcapotzalco, na região norte da capital mexicana, quando voltava de uma festa. Após o crime, a adolescente e sua mãe registraram uma denúncia, mas o vazamento de vídeos pelos jornais do país fez com que desistissem de prosseguir com o caso.

Não é a primeira vez que policiais da Cidade do México são acusados por estupro este ano. Segundo o jornal El País, na semana passada outro policial foi acusado de estuprar uma adolescente no Museu de Arquivo da Fotografia, localizado no Centro Histórico da capital. Em meados de julho dois policiais foram presos acusados de estuprar uma moradora de rua em um dos bairros da capital. Desde janeiro, cerca de 11 policiais da Cidade do México já foram processados por este crime.

Uma nova manifestação feminista está prevista para esta sexta-feira (16) no centro da capital mexicana. Sob o lema “Não cuidam, estupram”, as organizadoras exigem medidas efetivas de combate ao estupro em um país com altos índices de violência contra a mulher, além da punição efetiva dos policiais envolvidos no caso.

Edição: Luiza Mançano