Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 26/08/19

Ouça notícias da reunião do G7 sobre as queimadas na Amazônia e a nova PL das cesáreas no Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil vive a maior onda de queimadas dos últimos cinco anos.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil vive a maior onda de queimadas dos últimos cinco anos. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (26) fala sobre o encontro do G7, na França, no qual presidentes das sete principais potências do mundo se reuniram para combater queimadas na Amazônia

Continua após publicidade

O presidente francês Emanuel Macron, que convocou a reunião em caráter de urgência, afirmou que “há uma convergência real” para ajudar as áreas afetadas pelos incêndios e defendeu, “respeitando a soberania” dos países da região, o “objetivo de reflorestamento” da Amazônia, que chamou de “nosso bem comum”.

Você confere também quais os possíveis impactos de um Projeto de Lei sancionado pelo governador João Dória, que pode aumentar o número de cesáreas na rede pública. Dos partos feitos no SUS, 40% ocorrem por meio de cirurgias. Na rede privada, o índice chega a 84%.

O Brasil de Fato entrevistou Mayara Custódio, presidenta da Associação de Obstetrizes e mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP), que afirmou que a PL pode causar aumento no número de mortes nos partos. 

“Nós temos uma cultura de realização dessa cirurgia e também uma intensa medicalização do corpo feminino, principalmente no nascimento. Na verdade, o que muda com essa PL são as taxas de morbidade da mulher e do seu neonato. Dentro dos serviços de saúde, essa é uma grande questão entre os profissionais, como isso vai funcionar. No momento, estamos vivendo um grande desmonte nos serviços públicos, uma baixa de profissionais na área, muitas vezes com um único anestesista de plantão para todo o hospital”, conta a obstetra. 

E no quadro Alimento é Saúde, conheça o umbu, um fruto comum no nordeste, mas que também é encontrado em outras regiões, especialmente em polpa. Ele é rico em vitamina C, responsável por melhorar a imunidade do corpo.

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br. 
 

Edição: Michele Carvalho