Comércio

“Feira da Caucaia”, o Mercado que reúne diversas opções de produtos e serviços

Em funcionamento há 30 anos, o Mercado recém reformado é um importante ponto econômico da região

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Na Feira é possível encontrar cabeleireiros, barbeiros, oficinas de reparo de celular e eletrônicos, panelas, roupas e utensílios para casa.
Na Feira é possível encontrar cabeleireiros, barbeiros, oficinas de reparo de celular e eletrônicos, panelas, roupas e utensílios para casa. - Foto: Celso Aquino

Localizado no centro da cidade, o Mercado do Povo Juaci Sampaio Pontes, também conhecido como Feira da Caucaia, reúne diversas opções de produtos e serviços. Em funcionamento há 30 anos, o equipamento municipal recém reformado é um importante ponto econômico da região. Ficando aberto ao público de segunda a sábado das cinco da manhã às 18 horas, sendo composto por um mercado coberto e uma feira livre, o complexo comercial vai muito além do tradicional para garantir sua freguesia.

O município de Caucaia, que faz parte da região metropolitana de Fortaleza, possui o terceiro maior Produto Interno Bruto (Pib) no estado e é o segundo em população. É um dos principais destinos turísticos do Ceará com 300 mil turistas por ano, ocupa a segunda colocação em fluxo de turistas do estado, ficando atrás apenas de Fortaleza. Segundo a prefeitura da cidade, são 600 licenciados instalados para comercializar no local.

Um dos destaques do mercado é sua diversidade. Cabeleireiros e barbeiros, oficinas de reparo de celulares e eletrônicos em geral, panelas, roupas e toda sorte de utensílios para casa fazem parte do cotidiano do local. Já nas barracas e boxes dedicados à hortaliças, frutas e carnes, o preço e a variedade atraem a população do município. Segundo a estudante Pam Malheiros, moradora do município, a feira consegue atrair pessoas mesmo dos bairros mais distantes do centro, "aqui a gente consegue encontrar pessoas de praticamente todos os bairros de Caucaia, elas costumam vir aqui dia de sábado, a gente tem localidades muito longe, cerca de uma hora ou mais de viagem. Aqui tem serra, praia e sertão, e o povo sai de lá, do interiorzinho de Caucaia pra comprar seu feijão, milho ou galinha aqui na feira."

Devido a dois incidentes acontecidos nos últimos anos, o mercado passou recentemente por uma reforma de dez meses na sua estrutura, a inauguração aconteceu no dia 3 deste mês. Dona de uma lanchonete no mercado, Irmã Rosa do Terminal, considera que a obra melhorou a segurança do local de trabalho, "trabalhar aqui é maravilhoso, e agora melhorou mais ainda, depois que o prefeito Naumi fez a reforma, pra nós que somos permissionários só temos a agradecer, que trouxe qualidade de vida, não só para nós, mas para todo povo de Caucaia." e continua, "corria o risco do teto cair em cima da cabeça das pessoas, o Naumi reformou por que já estava caindo". Já para Rogélia Silva, vendedora de frango, acha que ainda é preciso fazer algumas melhorias, "tudo aqui é misturado, venda de frango no mesmo lugar de fruta e roupas, deveria ter espaços reservados para todo mundo ter seu ambiente próprio, por exemplo, aqui é só peixe, aqui é só fruta."

Com 28 anos, Pam conta que tem a lembrança do mercado desde muito nova, "eu me lembro do mercado desde que me conheço por gente", e relata a importância que vê no local, "ele tem uma diversidade muito grande, trás a agricultura familiar para o povo de Caucaia, as pessoas buscam a sobrevivência delas dentro e fora do mercado, nas banquinhas. Tem sempre um aglomerado muito grande de pessoas, visto que a população de Caucaia é muito grande." Comemorando 30 anos de existência, o Mercado do Povo Juaci Sampaio Pontes, se confunde com a história da cidade e do seus habitantes.

Edição: Monyse Ravena