Programa Brasil de Fato

Confira a edição de São Paulo do Programa Brasil de Fato - 02/09/19

Nova pesquisa do Datafolha sobre rejeição de Jair Bolsonaro e os problemas dos alimentos ultraprocessados são destaques

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

 Segundo pesquisa do Datafolha, 44% dos brasileiros não confia na palavra do presidente, enquanto 36% confia eventualmente e 19%, sempre.
Segundo pesquisa do Datafolha, 44% dos brasileiros não confia na palavra do presidente, enquanto 36% confia eventualmente e 19%, sempre. - Agência Brasil | EBC

O Programa Brasil de Fato desta segunda-feira (02) fala sobre a nova pesquisa do Datafolha. Os dados mostram que a rejeição de Jair Bolsonaro subiu de 33% para 38% em dois meses.  A aprovação do presidente também caiu, dentro do limite da margem de 2 dois pontos percentuais para mais ou menos, de 33% em julho para 29% em agosto.

No Nordeste, o índice de pessoas que acham o atual governo ruim ou péssimo subiu de 41% para 52% na região. 

Você ouve também a entrevista com Ana Paula da Silva, nutricionista, que fala um pouco sobre os alimentos ultraprocessados. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo deste tipo de alimentos cresceu em mais de 50 % nos países de baixa renda entre os anos 2000 e 2013.

“Os ultraprocessados tiveram uma base dos alimentos naturais que nós conhecemos, mas foram modificados a ponto de se tornarem sintéticos. Não são mais alimentos nutricionalmente interessante para o nosso corpo e, por causa dessas modificações químicas, alguns pacientes reclamam de problemas respiratórios, insônia, alergias, dores de cabeça, dificuldades digestivas, doenças cardiovasculares etc. Existe uma gama muito grande de sintomas que, ao cortarmos os alimentos ultraprocessados, deixam de nos afetar”, explica a nutricionista.  

E no quadro Alimento é Saúde, conheça o kombucha, uma bebida fermentada que traz uma série de benefícios ao nosso corpo. 

Confira

O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h. 

Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
 

Edição: Michele Carvalho