Luta

Municípios cearenses realizam atos no 25º Grito dos Excluídos

Este ano a UNE convoca para o mesmo dia, atos em defesa da educação pública e gratuita.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Em Fortaleza, o Grito dos Excluídos será realizado na Praia do Futuro, com concentração a partir das 8h, na escola Frei Tito de Alencar.
Em Fortaleza, o Grito dos Excluídos será realizado na Praia do Futuro, com concentração a partir das 8h, na escola Frei Tito de Alencar. - Foto: Thainá Duete/CUT-CE

O feriado de 07 de setembro, dia da Independência, é sempre marcado por lutas e mobilizações dos movimentos populares, sindicais e ligados as igrejas. Em sua 25° edição, o Grito dos Excluídos, organizado pelas Pastorais Sociais em parceria com outras organizações e movimentos, terá como tema: "Esse sistema não vale: Lutamos por justiça, direitos e liberdade". Este ano a União Nacional dos Estudantes (UNE) convoca para o mesmo dia, atos em defesa da educação pública e gratuita, com o tema: Organizar a luta estudantil para defender a educação e o Brasil.

Em Fortaleza, o Grito dos Excluídos será realizado na Praia do Futuro. A concentração tem início às 8h na escola Frei Tito de Alencar, localizado na Av. Dioguinho, 5927 - Praia do Futuro. Em seguida, o grupo realizará duas paradas com culminância na Praça Dom Hélder Câmara e no final na Avenida Santos Dumont.

Praça Dom Helder Câmara

A Praça é uma homenagem ao cearense Hélder Pessoa Câmara, que foi Arcebispo da igreja católica e defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Antes, a praça se chamava 31 de Março em alusão ao golpe militar, mas em 2009, João Alfredo (Psol), então vereador, fez requerimento de mudança de nome em projeto de lei aprovado na Câmara Municipal e, desde o dia 12 de abril de 2013, quando foi sancionada a Lei nº 10.009, a praça teve seu nome mudado.

O Grito dos Excluídos pelo Ceará

Em Itapipoca, o Grito dos Excluídos acontece nesta sexta-feira (6), com início às 7h, com a concentração que acontece na praça da igreja de São Sebastião. Em seguida os participantes farão uma caminhada pelas ruas do centro da cidade finalizando com o Grito Cultural na Praça da Catedral.

Em Iguatu, a ação tem início às 7h, com a realização de um café da manhã compartilhado, realizado na igreja Santa Luzia, na rua 15 de novembro. 7h30 concentração na Praça da Mulher, seguido de caminhada pelas ruas da cidade.

No Crato, as atividades têm início às 8h, com concentração na Praça São Vicente, com café da manhã compartilhado e caminhada até a praça da Sé.

Juazeiro do Norte tem concentração a partir das 7h, próximo à policlínica Padra Cícero, com início do ato às 8h. Em Fortim a concentração acontece a partir das 6h, na praça da igreja matriz.

Em Crateús a concentração acontece a partir das 7h, na Praça Gentil Cardoso.

Em Sobral o ato acontece no dia 14 de setembro, com início às 14h com acolhimento, credenciamento e apresentação do projeto “Teias da Juventude”. A partir das 15h será realizado debate sobre Reforma da Previdência. A programação se encerra com apresentações culturais, a partir das 17h. As atividades acontecerão no Centro de Promoção Humana Pe. Ibiapina (CEPROHPI), ao lado da igreja de São José.

Edição: Monyse Ravena