RÁDIO

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 07/09/2019

No norte de Minas, empresa de capital estrangeiro deve construir segundo maior mineroduto do mundo

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Grito dos Excluídos de 2019 tem como lema "Este sistema não Vale"
Grito dos Excluídos de 2019 tem como lema "Este sistema não Vale" - Mídia Ninja

Por todo o país, população sai às ruas contra o governo Bolsonaro (PSL) e em defesa da educação pública, da Amazônia, da Previdência Social e da soberania nacional. Neste ano, organizações estudantis se unem ao tradicional Grito dos Excluídos e levam juventude às ruas por um Brasil que seja de fato independente. O lema: "Este sistema não Vale". 

Negócio proposto por empresa de capital estrangeiro pode levar para região do Vale das Cancelas o segundo maior mineroduto do mundo e a maior barragem do país. Se isso ocorrer, algumas comunidades podem ir para debaixo d'água, enquanto outras enfrentarão um agravamento do problema da seca. Defensor de direitos humanos denuncia a falta de diálogo com a população local no licenciamento e sofre ameaças. 

Mais mineração: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou uma jornada de luta das famílias vítimas dos crimes das mineradoras em Mariana e Brumadinho. Com o lema "A Vale destrói, o povo constrói", os atingidos prometem erguer a primeira casa do novo Bento Rodrigues, comunidade completamente devastada com o rompimento da barragem de Fundão, há quatro anos. 

 

 

Edição: Minas Gerais