Torneios

Competições de futebol feminino ganham força no RN

Copa do Mundo 2019 ajudou a dar visibilidade, mas modalidade ainda enfrenta desafios

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Na I Copa Lampiãs, nove equipes se enfrentam na disputa pelo título
Na I Copa Lampiãs, nove equipes se enfrentam na disputa pelo título - Lutchenca Medeiros

Neste mês de setembro, tiveram início duas competições de futebol feminino norte-rio-grandense: a I Copa Lampiãs e o Campeonato Potiguar Fut7 Feminino. Na I Copa Lampiãs, nove equipes se enfrentam na disputa pelo título. A decisão da Lampiãs acontece no prórimo domingo (15). Já no Fut7, são 10 times competindo em campo. O campeonato irá dar início à 2ª rodada de jogos.
Will Araújo é jogadora de futebol e agarra pelo Esportagem F.C, cuja equipe feminina surgiu após a Copa 2019. O Esportagem surgiu em 2018, disputando a série B da Lampions. Will conta que, foi formada uma nova comissão, que traçou objetivos, o que elevou o Esportagem a um novo patamar. “[O Esportagem] disputa no topo todas as suas competições e já é colocado como referência de organização. Com a oportunidade do estadual, surgiu o time feminino que agora vem forte para disputar o estadual e a copa Lampiãs”, afirma a jogadora.
Atualmente, o time feminino conta com 23 atletas e compete nos dois campeonatos femininos de futebol potiguar, apresentando excelente desempenho em campo. No último domingo (08), por exemplo, a equipe feminina do Esportagem levou a melhor. Venceu o Moura Sports por 7 a 0 e o Praianas F.C. por 5 a 1, na 1ª rodada da Copa Lampiãs. No mesmo dia, na 1ª rodada do Campeonato Potiguar Fut-7, o time também fez bonito cravando um 5 a 0 contra o Somagol.
Segundo Will, a rotina de treinos se dá todas as segundas-feiras por volta das 22h. Ela afirma que ainda são muitos os desafios no cenário natalense, como patrocínio e uma arena que apoie a modalidade. “É um cenário que ainda está se formando, mas cada time tem seu meio. A copa mundial trouxe um pouco de visibilidade, mas ainda é colocado para escanteio. Estamos no início da ascensão do futebol feminino, dando nosso máximo para que continue crescendo e que essa visibilidade não se perca. Precisamos ser vistas e lembradas”, defende.
Ela reforça que ainda existem muitas desigualdades entre a valorização que se dá futebol masculino e o feminino. “Graças à Copa ganhamos um leve empurrão, ainda há muito trabalho a se fazer. O preconceito com o futebol feminino ainda é um fantasma que assola nosso meio. No país do futebol as mulheres só têm 2,7% da cobertura midiática. O atual campeão brasileiro feminino, Corinthians, recebeu R$120 mil da Confederação como premiação. O Palmeiras, campeão masculino, foi premiado com R$30 milhões”, reclama.
Confira abaixo as tabelas dos próximos jogos da I Copa Lampiãs:

Edição: Isadora Morena