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Memória

Artigo | 98 anos de Paulo Freire: uma educação problematizadora na pedagogia popular

Como os reflexos da educação libertadora estão influenciando a alfabetização de jovens e adultos no Rio Grande do Norte

19.set.2019 às 14h00
Natal (RN)
Ramiro Teixeira
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE)

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE) - Reprodução

Foi iniciado no segundo semestre de 2019 o projeto “Sim, eu posso”, uma ação educativa para alfabetização de 375 jovens e adultos organizados em 15 turmas escolares das comunidades periféricas de Natal (RN) e região metropolitana. O objetivo é concluir a primeira etapa do processo de alfabetização este ano para, em 2020, expandir as ações para outras localidades do território potiguar, cujo índice de analfabetismo é de 14%.
O “Sim, eu posso” é uma prática já consolidada no Setor de Educação do Movimento Sem Terra e, neste período, conta com a parceria do Levante Popular da Juventude e do coletivo Amélias: mulheres do Projeto Popular.
Para a execução do projeto, esses três agentes têm como proposta educativa o sistema Paulo Freire e o método cubano de educação, utilizados com êxito na erradicação do analfabetismo em diversas cidades brasileiras. A junção dessas duas filosofias tem possibilitado a criação de novas estratégias de ensino e aprendizagem, proporcionando aos educandos e educadores melhor aproveitamento dos seus conhecimentos e, consequentemente, resgatando as expectativas sobre a construção de processos humanizadores e de superação da precarização da vida, realidade latente das comunidades periféricas.
O surgimento dos movimentos populares com atuação nos processos educacionais das camadas mais pobres é resultado de um histórico de negação dos direitos sociais básicos, como educação, saúde, moradia e segurança. Entre as ações desses movimentos em meados do século XX, teve destaque Paulo Freire, cuja proposta educativa era construir uma estratégia de ação alfabetizadora que ampliasse a participação política dos educandos a partir da discussão crítica dos problemas sociais locais.
Para isso, é necessária a adequação da linguagem dos educadores para uma melhor comunicação com as classes populares e maior integração entre os sujeitos envolvidos nas ações educativas. No livro Educação e Atualidade Brasileira, Freire apresenta a importância de a educação estar vinculada à politização dos setores mais pobres. Isso constrói uma ação problematizadora, conscientizadora e libertadora, atribuindo um caráter contestador aos movimentos populares mediante a superação das contradições sociais.
Uma educação voltada para a problematização da realidade pode forjar uma força social de modificação das situações de desigualdades, pois revela a realidade opressora e estimula à reflexão sobre a necessidade de participação e do pensamento crítico. Baseados nos pressupostos da ação dialogal, trabalha-se no “Sim, eu posso” a partir da relação entre teoria e prática.
*Ramiro Teixeira é professor de Sociologia e integrante do setor de formação do MST/RN.
 

Editado por: Isadora Morena
Tags: bdf rnbrasil de fato rnpaulo freire
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