Gol Contra

Relatório aponta aumento de discriminação no futebol envolvendo brasileiros

Somente em 2018, houve o registro de 44 ocorrências racistas; número é o maior desde 2014

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Durante eliminação do Brasil pela Bélgica na Copa do Mundo de 2018, Fernandinho foi alvo de ataques racistas por fazer gol contra
Durante eliminação do Brasil pela Bélgica na Copa do Mundo de 2018, Fernandinho foi alvo de ataques racistas por fazer gol contra - Divulgação/FIFA

Segundo o Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, em 2018 aconteceram 44 ocorrências racistas em jogos envolvendo brasileiros. O número é o maior desde 2014. 25 desses casos têm como alvo os atletas. Também a arbitragem e os policiais aparecem como vítimas nas ocorrências registradas.
Se forem considerados apenas os casos acontecidos no Brasil, o estado onde mais foram registradas ocorrências foi São Paulo, com 16 episódios. Ampliando para competições Sul-Americanas, foi nos embates contra a Argentina que mais casos de racismo foram registrados, com oito ocorrências, sendo seis delas no território do país vizinho e duas no Brasil.
Também foram registrados 16 casos de machismo, sete de xenofobia e quatro de LGBTfobia. A maioria das ocorrências se dão nos estádios ou na internet.

Edição: Isadora Morena