APOSENTADORIA

Ao Vivo: Senado vota reforma da Previdência em primeiro turno

Após ser aprovada na CCJ, reforma da Previdência será votada em plenário no Senado Federal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Senado discute Reforma da Previdência
Senado discute Reforma da Previdência - Foto: Roque de Sá/Agência Senado Fonte: Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, no início da tarde desta terça-feira (1), o relatório da Previdência de Tasso Jereissati (PSDB-CE), por 17 votos a 9. A Comissão rejeitou todas as tentativas de mexer no texto. O texto segue, agora, para votação em plenário. Para que seja aprovado, é preciso que o projeto tenha pelo menos 49 votos favoráveis.

Apesar de o solo do Senado ser fértil à aprovação do texto, o governo pode encontrar alguma dificuldade no que se refere, por exemplo, à norma do abono salarial. Atualmente concedido para trabalhadores que recebem menos de dois salários mínimos (R$ 1.996), o benefício passaria a valer somente para aqueles cujo teto salarial seja de R$ 1.364,43. A mudança é uma das mais criticadas por especialistas e opositores, que apontam risco de maior empobrecimento da população de baixa renda.

Paulo Paim afirmou ao Brasil de Fato que a oposição irá insistir na rejeição desse e de outros pontos da PEC.  

“Vai ser uma disputa muito difícil, o governo tem maioria no plenário, mas nós vamos fazer o bom debate. Eu digo que essa é a reforma mais cruel de todos os tempos, e olha que eu cheguei aqui na Constituinte”, criticou.

Acompanhe ao vivo a discussão:

Edição: Larissa Gould