Bahia

EDUCAÇÃO

Prepare-se para a redação do ENEM!

Fique por dentro de alguns temas possíveis para a prova deste ano

Brasil de Fato | Feira de Santana (BA) |
Rede de cursinho popular Podemos + oferece aulas gratuitas em diversas cidades do estado.
Rede de cursinho popular Podemos + oferece aulas gratuitas em diversas cidades do estado. - Comunicação Levante Popular da Juventude

Nos dias 03 e 10 de novembro, milhões de estudantes em todo o Brasil farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2019, foram 5.095.308 inscrições confirmadas, o menor número desde 2012.
A redação é realizada no primeiro domingo e é uma das provas que deixa os estudantes mais apreensivos, já que a diversidade de temas possíveis é bastante ampla. Para ajudar na preparação para a prova, conversamos com duas professoras da área de Linguagens de uma escola pública e outra privada de Feira de Santana para saber quais temas podem cair na redação do ENEM 2019.
Um dos dilemas desse ano é a possibilidade de ingerência do governo Bolsonaro no tema da prova, que em geral traz assuntos de conteúdo crítico. Em julho, o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que uma das exigências para a elaboração da prova é que se tire qualquer “viés ideológico”: “A pessoa tem que ter tranquilidade de que a única coisa que ela precisa fazer é estudar: ciência, matemática, ler e escrever corretamente, sem se preocupar com viés ideológico. Se nós não atendermos isso, as cabeças dos responsáveis vão rodar”, afirmou.
A professora Patrícia Lima, que ensina no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, afirma que diversas questões sociais podem ser assunto da redação, mas questiona: “No governo dele [Bolsonaro], é possível colocar esses temas?”. Apesar disso, ela e a professora Ana Paula Guedes, da Escola Juscelino Kubitschek, elencaram alguns temas possíveis para a prova:
Saúde mental: “A questão do suicídio é um tema que tem tido bastante destaque atualmente, então pode ser um assunto escolhido”, afirma Patrícia. O aumento dos índices de depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental e sua relação com o uso das redes sociais ou com as condições de vida da população podem ser enfoques trabalhados.
Meio ambiente: As queimadas na Amazônia e a Greve Mundial pelo Clima tornaram a pauta ambiental um assunto na ordem do dia dos meios de comunicação. O debate sobre a sustentabilidade, mudanças climáticas ou desmatamento são possibilidades de assuntos para discussão no texto.
Segurança Pública: É um tema central da política hoje e que pode trazer diversas questões para discussão, como o porte de armas, a atuação da polícia e o extermínio da juventude negra.

Aulas gratuitas
Na Bahia, diversos cursinhos populares têm realizado aulões gratuitos para preparação para o ENEM. Confira alguns deles:
Salvador: sábados a partir do dia 05/10 na sede da CUT (Nazaré).
Feira de Santana: sábados pela manhã a partir do dia 05/10 na Paróquia São José Operário (George Américo).
Itabuna: Dias 19 e 26/10 no Colégio CETEP (São Caetano).
Porto Seguro: De segunda a quinta, às 19:30h, no Colégio Municipal Governador Paulo Souto (Complexo do Baianão).

 

Edição: Elen Carvalho