Ceará

Prédio desaba em área nobre de Fortaleza

Uma morte já foi confirmada e estima-se que haja entre 10 e 15 pessoas presas entre os escombros

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

Até o momento dois moradores já foram resgatados com vida
Até o momento dois moradores já foram resgatados com vida - Foto: Celso Aquino

Na manhã desta terça-feira (15), um prédio de sete andares, localizado no cruzamento da Rua Tomás Acioli com a Rua Tibúrcio Cavalcante, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza (CE) desabou. Até o momento, de acordo com o Corpo de Bombeiros, já foi confirmada uma morte e estima-se que haja entre 10 e 15 pessoas presas entre os escombros.

As ruas em torno do edifício estão bloqueadas. No local se encontram ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (SAMU), equipes da defesa civil, polícia militar, equipe de socorro e salvamento.  Ainda não há informações oficiais sobre feridos. A região fica acerca de três quilômetros da Praia de Iracema, região nobre de Fortaleza.

Entenda do caso

O Prédio desabou por volta das 10h30. Até o momento dois moradores já foram resgatados com vida e uma aeronave pousou próximo do local para levar vítimas feridas em estado mais grave. A Enel também foi acionada para a precaução de acidentes com as partes elétricas.

A morte de uma pessoa no desabamento foi confirmada em coletiva de imprensa e, segundo informações apuradas, há 10 pessoas nos escombros. Há relato de que há certa dificuldade na realização dos resgates, mas até o momento já foi confirmado o resgate de cinco pessoas.

De acordo com nossa equipe de reportagem, a defesa civil, bombeiros, SAMU, policia militar e assistente social estão em uma casa que está funcionando como apoio para a equipe dar assistência às famílias. Também foi informado que as máquinas já estão chegando na rua onde ficava o prédio para iniciar a retirada dos escombros.

Camilo Santana (PT), Governador do Ceará, se manifestou em sua conta oficial das redes sociais sobre o ocorrido. “Sobre o desabamento do prédio residencial em Fortaleza, determinei o uso de toda a força operacional dos Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Defesa Civil e todos os órgãos estaduais que possam auxiliar no socorro às vítimas. Estava chegando a Brasília para cumprir agendas quando recebi essa lamentável notícia. Cancelei toda a agenda e estou retornando imediatamente para Fortaleza para acompanhar a operação de resgate. Além das ações efetivas das nossas forças de segurança, façamos uma corrente de oração para que as vidas sejam salvas”, disse.

Em coletiva de imprensa realizada no local do incidente, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) informou estar triste com o ocorrido, e afirmou que agora é hora de focar toda a atenção e esforços nos resgates das vítimas que ainda se encontram nos escombros. “Além do resgate aqui, a gente também preparou os hospitais. A gente garantiu o apoio de um hospital privado que fica bem próximo ao local do acidente que pode prestar, eventualmente, algum tipo de primeiro atendimento”. O prefeito também informou que o Instituto Doutor Jose Frota (IJF) está com suas equipes preparadas para receber as vítimas.

A equipe do Brasil de Fato está no local.

Matéria em atualização.

Edição: Monyse Ravena