Conscientização

Companhia de Águas e Esgotos do RN chama atenção sobre descarte de óleo no esgoto

Para evitar entupimentos e retorno de água, Caern aconselha recolher óleo para pontos de reciclagem

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Resultado da gordura no esgoto é um verdadeiro “infarto” no Sistema de Esgotamento Sanitário
Resultado da gordura no esgoto é um verdadeiro “infarto” no Sistema de Esgotamento Sanitário - Reprodução

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando uma campanha para orientar a população sobre pontos de coleta de óleo usado. O Esgotamento Legal visa conscientizar sobre entupimento no esgoto e sobre o retorno de água servida quando a “gordura sólida” (óleo de cozinha mais outros lixos sólidos) é formada no ralo. Como o óleo não se dilui com a água, o resultado dessa gordura é uma crosta na tubulação, causando um verdadeiro “infarto” no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).
A falta de manutenção na caixa de gordura das residências também provoca o problema, pois a gordura produzida transborda para o sistema de esgoto. É indispensável o correto dimensionamento da caixa de gordura de acordo com a quantidade de gordura a ser recebida, assim como a sua periódica limpeza e manutenção. 
Nas residências a limpeza da caixa de gordura pode ser feita mensalmente, enquanto em restaurantes e hotéis, essa frequência pode ser menor, dependendo do porte e do acúmulo de gordura produzida pelo estabelecimento. Quando estes estabelecimentos, considerados grandes consumidores, utilizam a rede de esgotos da Caern para descartar o óleo usado, os estragos são ainda maiores.
Mas para onde deve ser destinado o óleo usado? O ideal é recolher o óleo em garrafas pets (aquelas de refrigerante) para destinar para as associações que recolhem o óleo e destinam para processos de reciclagem.  
 

Edição: Isadora Morena