Podcast

Que tal fazer panqueca usando apenas farinha de milho e água?

Uma boa pedida para um café da manhã mais saudável

Ouça o áudio:

Receita de panqueca não leva leite, farinha de trigo e ovo
Receita de panqueca não leva leite, farinha de trigo e ovo - Blog Comida Saudável Pra Todos
Uma boa pedida para um café da manhã mais saudável

Dor e inchaço na barriga, gases, azia e náusea são alguns dos sintomas de quem tem intolerância à lactose, após o consumo de leite ou derivados.

Continua após publicidade

A doença é causada pela baixa capacidade do organismo em produzir a enzima que digere o açúcar do leite, a chamada lactose. Com isso, o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias que vivem ali, provocando mal estar.

No entanto, existem alternativas para quem sofre com a intolerância, como substituir os ingredientes que causam o desconforto. Pensando nisso, o quadro Comida de Verdade traz uma receita de panqueca de milho, que não leva leite, farinha de trigo e ovos.

 

Ingredientes

3 colheres de sopa bem cheias de farinha de milho. Aqui, vale lembrar que existem muitos tipos de farinha de milho, para essa receita, use a mais fininha que encontrar. Não pode ser aquela flocada.

½ xícara de água e temperos da sua preferência. Nessa hora, você pode usar a imaginação. Pode colocar sal, açúcar, canela, orégano ou pimentas.

Depois de reunir todos os ingredientes, misture todos eles em uma tigela, mexa bem até que a farinha absorva bem a água. Em uma frigideira bem quente, coloque dois fios de azeite e despeje a massa, espalhando com uma colher por toda a superfície. Vale lembrar que o fogo tem que estar baixo.

Espere o lado de baixo da panqueca ficar bem sequinho e dourado, depois vire e repita o processo.

Caso a sua frigideira não seja antiaderente, você vai precisar colocar um pouco mais de azeite para fritar. 


 

Edição: Michele Carvalho