Meio ambiente

Brasil de Fato lança tabloide especial sobre a Amazônia

Com distribuição nacional, a edição trata da questão das queimadas e dos retrocessos ocorrido sob Bolsonaro

Brasil de Fato | Belém (PA) |

Ouça o áudio:

Desmatamento e queimadas abrem espaço para o agronegócio na Amazônia
Desmatamento e queimadas abrem espaço para o agronegócio na Amazônia - Foto: João Laet/AFP

Começa a circular nesta quinta-feira (17) uma edição especial do tabloide do Brasil de Fato com análises sobre a questão amazônica. A publicação "Amazônia: mais perto do que você imagina" ouviu indígenas e também especialistas que abordam o atual contexto da região e as iniciativas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) contra os povos da floresta e o meio ambiente.

Para Luiz Zarref, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e uma das fontes ouvidas pela reportagem, há riscos e prejuízos já em curso na maior floresta equatorial do mundo, e a população precisa estar em alerta quanto a isso.

"A Amazônia não é uma região intocada, não é uma região de mata isolada, mas sim um território rico em diversidade, em povos, em história. Os estudos apontam entre 4 mil e 12 mil anos de ocupação do território amazônico. Então, o povo brasileiro precisa conhecer mais sobre a nossa região amazônica, e não como uma região atrasada, isolada, mas como uma região rica e diversa, que tem o seu próprio projeto de desenvolvimento e que contribui muito para o desenvolvimento do nosso país", afirma.

Zarref lembra ainda da agenda do governo federal contra as minorias e os povos tradicionais. "Só a mobilização, só a luta do povo vai garantir que o Estado recupere o seu papel de zelador dos direitos do povo e da construção de uma nação justa, soberana, ecologicamente sustentável e baseada na solidariedade e do bem-estar do povo brasileiro", diz. 

Na avaliação do dirigente popular, o que se vê hoje com Bolsonaro faz parte de um processo iniciado com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e que tende a se agravar. "As queimadas que nós vimos nesse período das secas de agosto, setembro e outubro são parte de uma engrenagem, de um mecanismo de destruição e morte que tem a ver com a destruição dos povos dos territórios, dos povos indígenas, com despejo de acampamentos, assassinato de lideranças, criminalização dos movimentos, desmatamento, queimada para a limpeza das áreas para pasto e grilagem", avalia.

E finaliza denunciando: "A gente entende que é um momento decisivo para chamar a atenção da sociedade brasileira, porque as queimadas passarão, mas essa engrenagem do modelo da morte e da destruição continuarão caso a sociedade brasileira não se mobilize."

Ato Nacional

Também nesta quinta-feira (17) é realizado no Ginásio Poliesportivo de Nova Marabá (PA) um Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia. Na ocasião, a edição especial do Brasil de Fato será entregue para a população.

A atividade política também conta com a presença de Raoni Metuktire, indicado ao Nobel da Paz; da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT/PR); e da líder da minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

O ato, organizado pelo Fórum em Defesa da Amazônia, vai reunir ativistas, comunidade acadêmica, agentes governamentais, igrejas, movimentos populares e comunidades tradicionais.

A programação prevê uma mesa para escutar os povos da Amazônia e outra para debater os desafios e riscos do quadro atual. Uma marcha e um ato político-cultural encerram a programação. 

O tabloide do Brasil de Fato é distribuído gratuitamente em pontos específicos de diversas cidades brasileiras, que recebem edições regionais do jornal, em estados como Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. No Pará, a edição especial será distribuída em Marabá, no Sudeste do estado. 

:::Faça aqui o download do jornal "Amazônia: mais perto do que você imagina":::

Confira a edição especial do Brasil de Fato:

Edição: Vivian Fernandes