PAUTA NERD

“O negro sempre entra como coadjuvante e para fazer rir”, afirma Samuel Quixote

O artista visual pesquisa a representação dos negros nos quadrinhos mais famosos dentro e fora do Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A exposição analisa os personagens negros nos quadrinhos mainstream desde os anos 1950 até os dias de hoje.
A exposição analisa os personagens negros nos quadrinhos mainstream desde os anos 1950 até os dias de hoje. - Rodolfo Santana | Brasil de Fato

O movimento negro tem crescido na cultura nerd. Nos filmes, heróis como Pantera Negra tem inspirado milhares de fãs que se sentem pouco representados. 

Continua após publicidade

As séries famosas colecionam personagens afrodescendentes e abrem um debate sobre o racismo. “Dear White People” (Cara Gente Branca), por exemplo, fala sobre um grupo de estudantes negros de uma importante universidade dos Estados Unidos, cuja maioria dos alunos é branca.  

Já nos quadrinhos, ficou designado aos heróis negros um espaço de pouco destaque. Foi pensando nisso que o artista visual Samuel Quixote inaugurou a exposição "A Presença Negra nas Histórias em Quadrinhos", na Galeria de Artes do SESC Juazeiro do Norte, no Ceará. 

Ele conta que a ideia de criar mostra surgiu quando ele participou de um concurso de desenho, para uma ação publicitária. A única recomendação era que fosse feito um super-herói chamado “Luquinha”, que seria exposto nas embalagens do produto. Samuel desenhou um menino negro de oito anos, baseado em sua própria imagem quando era criança e foi chamado para o trabalho.

Continua após publicidade

"Eles disseram que meu trabalho era muito bonito, mas queriam fazer uma pequena alteração: queriam que ele fosse branco. Aí eu perguntei o porquê e me disseram que ele teria uma irmã. Depois, disseram que eu tinha que entender que o produto era feito para classe média", explica.  

Samuel se questionou sobre a representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos e criou a exposição, que analisa os personagens negros nos quadrinhos mainstream desde os anos 1950 até os dias de hoje. 

"Eu comecei a notar que o negro sempre entra como coadjuvante e sempre no papel da comédia, para fazer rir. Mas não rir porque é engraçado e sim porque é estabanado, porque fala errado, porque tropeça. É rir dele".

Recentemente, a Marvel lançou uma de suas melhores animações em longa-metragem nos cinemas: “Homem-Aranha: No Aranhaverso”, que traz a história de Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, que após ser atingido por uma teia radioativa, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. O filme arrecadou quase 400 milhões de dólares.

Apesar disso, Samuel destaca que a representatividade só será mais efetiva quando os espaços forem ampliados. A ideia, de acordo com ele, era ter feito a exposição para as ruas.

"É importante, primeiro, a gente criar público nas periferias para formar aquele público e, a partir daí, convidá-lo para dentro das galerias. É preciso que exista essa ocupação tanto de artistas quanto de quem vê a exposição. A primeira coisa que eu pensei, foi como que traria algo das ruas para a galeria, e agora estou pensando como levar algo que transformei da galeria às ruas", destaca. 

Entre os super-heróis negros, destacam-se o Pantera Negra, Super Choque (que se tornou desenho animado pela Warner Bros e passava nos canais abertos para crianças no Brasil), o Ciborgue, integrante dos Jovens Titãs, Luke Cage, que ganhou uma série adaptada para a Netflix e a Tempestade, integrante dos X-Men.

*Entrevista realizada por Lívio do Sertão e fotos por Rodolfo Santana, na redação de Crato (CE).

Edição: Michele Carvalho