Amazônia

“Outros governos respeitavam os povos da floresta; esse, não”, diz cacique Raoni

Liderança participou do Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, em Marabá (PA)

Brasil de Fato | Marabá (PA) |

Ouça o áudio:

Raoni: “Minha idade já é muito avançada e eu quero que todos vivam em paz. É isso que eu procuro”
Raoni: “Minha idade já é muito avançada e eu quero que todos vivam em paz. É isso que eu procuro” - Foto: Catarina Barbosa/Brasil de Fato

O cacique caiapó Raoni Metuktire, reconhecido mundialmente como uma das mais importantes lideranças indígenas brasileiras, voltou a criticar os ataques do governo Jair Bolsonaro (PSL) aos direitos das populações tradicionais brasileiras.

Continua após publicidade

“Todos os governos anteriores respeitaram os povos da Amazônia. Esse governo não respeita o povo da floresta e os povos indígenas”, afirmou, durante o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, realizado na quinta-feira (17), em Marabá (PA).

Também participaram do ato a deputada indígena Joenia Wapichana (Rede-RR), Túlio Gadelha (PDT) e a líder da minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ). “Esse encontro é para nós unirmos forças e lutarmos contra esse governo”, disse Raoni.

Indicado ao Nobel da Paz deste ano, o cacique afirmou que sua luta permanente é contra a violência. “Minha idade já é muito avançada e eu quero que todos vivam em paz. É isso que eu procuro”, disse.

Ao final do ato foi lida a Carta de Marabá, que será entregue ao Papa Francisco no Sínodo da Amazônia, que acontece até o final de outubro no Vaticano.

Edição: João Paulo Soares